Correio da Manhã Weekend

Caos no aeroporto com greve da Groundforc­e

INCÓMODO r Aeroporto de Lisboa teve longas filas, com passageiro­s desesperad­os por soluções EXPECTATIV­A r Cenário deverá ser ainda pior hoje, já que não estão previstos serviços mínimos

- WILSON LEDO

Cerca de 300 voos cancelados, montanhas de malas por entregar, longas filas de passageiro­s, horas de espera sem distanciam­ento social e muitas preocupaçõ­es sobre o preço a pagar por mais testes à Covid-19.

É deste modo que se traça o retrato do primeiro dia de greve da Groundforc­e no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. André Teives, presidente do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos, fala numa adesão “esmagadora”, próxima dos 100%.

No dia de ontem foram cumpridos apenas os serviços mínimos, daí que se espere que o cenário possa ser ainda pior hoje, já que não está definida esta exigência. A TAP, por exemplo, já anunciou que praticamen­te todos os voos previstos estão agora cancelados.

A gestora do aeroporto, a ANA, pediu aos passageiro­s com voos cancelados que não se dirijam para a Portela. Ainda assim, foram muitos os que se deslocaram para o local, na esperança de encontrar soluções, apesar da certeza de que já não iam voar. A expectativ­a é de que a situação comece a regressar à normalidad­e, lentamente, a partir de amanhã.

Entre os milhares de passageiro­s lesados, que se queixavam de falta de informação, estavam as equipas nacionais de andebol, ténis e skate, que vão participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A solução encontrada pelo Comité Olímpico de Portugal acabou por passar por um voo ‘charter’ a partir de Faro.

Os trabalhado­res em greve, que prestam apoio em terra, exigem o pagamento atempado dos salários e do subsídio de férias. A paralisaçã­o volta a ter lugar entre 31 de julho e 2 de agosto.

A nível político, apenas Catarina Martins comentou o tema, dizendo que o maior acionista da Groundforc­e é “um obstáculo a qualquer solução”. Já o Governo Regional da Madeira emitiu um comunicado para criticar o “silêncio total” do Governo perante o impacto desta greve.n

TAP ANUNCIOU ONTEM

QUE PRATICAMEN­TE NÃO TERÁ VOOS ESTE DOMINGO

 ??  ?? 1 1 Distanciam­ento social foi impossível de manter no Aeroporto de Lisboa
2 Cansaço obrigou passageiro­s a improvisar áreas de descanso
3 Passageiro­s queixaram-se de falta de informação
1 1 Distanciam­ento social foi impossível de manter no Aeroporto de Lisboa 2 Cansaço obrigou passageiro­s a improvisar áreas de descanso 3 Passageiro­s queixaram-se de falta de informação
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal