Correio da Manhã Weekend

‘Titane’ vence Palma de Ouro

CANNES r Julia Ducournau é a segunda mulher a ganhar prémio máximo

- SÓNIA DIAS

Foi por acidente que o cineasta norte-americano Spike Lee, presidente do júri do 74º Festival Internacio­nal de Cinema de Cannes, anunciou ontem a Palma de Ouro para o filme ‘Titane’, da francesa Julia Ducournau. Esta torna-se assim na segunda mulher a ganhar o prémio máximo da competição (após Jane Campion, em 1993, por ‘O Piano’).

Spike Lee começou por anunciar o grande vencedor do festival, categoria que geralmente é reservada para o final da cerimónia, dando a vitória a ‘Titane’ (em português ‘Titânio’). O filme marca o regresso da realizador­a que agitou Cannes em 2016 com ‘Raw’, sobre uma estudante vegetarian­a que é forçada a comer carne pela primeira vez, o que desperta os seus instintos canibais. Neste seu novo filme, Ducournau volta a dividir público e crítica, com direito a náuseas e muitos aplausos, ao contar a história de Alexia (Agathe Rousselle), que tem uma placa de titânio implantada no cérebro, é apaixonada por carros (faz sexo com eles) e é uma serial killer.

O prémio de melhor ator foi para o americano Caleb Landry Jones, com ‘Nitram’, sobre o massacre australian­o de Port Arthur. Já a norueguesa Renate Reinsve venceu na categoria feminina, pelo seu desempenho em ‘The worst person in the world’. O Grande Prémio do Júri foi para ‘A Hero’, do iraniano Asghar Farhadi, e ‘Compartmen­t N. 6’, do finlandês Juho Kuosmanen. Já o Prémio do Júri foi para ‘Ahed’s Knee’, do israelita Nadav Lapid, e para ‘Memoria’, do tailandês Apichatpon­g Weerasetha­kul.n

CALEB LANDRY E RENATE REINSVE VENCERAM NAS CATEGORIAS INDIVIDUAI­S

 ??  ?? Agathe Rousselle é a protagonis­ta de ‘Titane’, o vencedor da 74ª edição do Festival de Cannes
Agathe Rousselle é a protagonis­ta de ‘Titane’, o vencedor da 74ª edição do Festival de Cannes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal