Correio da Manhã Weekend

Oposição prepara chumbo ao relatório sobre o Novo Banco

CRÍTICA r Partidos da oposição querem ver reconhecid­as culpas políticas dos governos do PSD/CDS e do PS MONTANTES r Comunistas falam em oito mil milhões de dinheiros públicos “enterrados”

- JOÃO MALTEZ

Aoposição afina pelo mesmo diapasão quanto ao sentido de voto no relatório preliminar da comissão de inquérito às perdas do Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução. O documento elaborado pelo deputado doPSFernan­do Anastácio será chumbado se não sofrer mudanças profundas. As propostas de alteração, cujo prazo de entrega terminou ontem, atingem várias dezenas.

PSD, Bloco de Esquerda e PCP criticam a ausência de referência­s à responsabi­lidade política do Governo de António Costa nesta matéria. Os comunistas vão mais longe e apontam que as culpas políticas pelos cerca de oito mil milhões de euros de dinheiros públicos “enterrados” no Novo Banco devem ser repartidas por PSD/CDS e PS.

O deputado do PSD Duarte Pacheco explicou ontem que o partido vai apresentar “dezenas de propostas de alteração que visam sobretudo introduzir seriedade, factualida­de e equilíbrio” no relatório. E deixou claro que o sentido de voto final, no início da próxima semana, “dependerá do grau de aprovação” das suas propostas de alteração.

Já Mariana Mortágua , deputada do Bloco de Esquerda, afirmou ontem que o seu partido tem “a votação em aberto” no relatório final, para o qual apresentou 60 propostas de alteração. Segundo adiantou, o mesmo apresenta factos, “mas também tem falhas, por erro ou por omissão, e sobretudo é muito parcial no que diz respeito à atuação do Governo”.

O deputado do PCP Duarte Alves, que anunciou a entrega de 16 propostas de alteração ao relatório, disse, por seu turno, que a maior falha está “na ausência de uma responsabi­lização política dos governos do PSD/CDS e do PS nas decisões que foram tomadas” sobre o Novo Banco.

Pelo deputado João Paulo Correia, o PS veio ontem acusar especifica­mente o PSD de querer ganhar na secretaria o que não ganhou durante os trabalhos da comissão.n

BLOCO AVANÇA COM 60 PROPOSTAS E PCP COM 16 PARA MUDAR RELATÓRIO

 ??  ?? Votação e discussão do relatório sobre as perdas do Novo Banco estão previstas para o início da próxima semana
Votação e discussão do relatório sobre as perdas do Novo Banco estão previstas para o início da próxima semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal