Correio da Manhã Weekend

Rio propõe redução de quinze deputados

PROPOSTA r Novo mapa eleitoral dividiria círculos maiores, como Lisboa, em outros mais pequenos REAÇÃO r Líder laranja não está confiante na proposta, apesar de ter planos ainda mais “arrojados”

- WILSON LEDO

Rui Rio quer reduzir de 230 para 215 o número de deputados na Assembleia da República. “É uma proposta moderada. Se dependesse apenas de nós, éramos mais arrojados”, garantiu, sugerindo um corte para 211. A proposta laranja para alterar o sistema eleitoral prevê a divisão do País em 30 círculos eleitorais, elegendo 176 deputados. Para este novo mapa, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal seriam divididos em círculos mais pequenos.

Um dos objetivos da alteração passa por “discrimina­r positivame­nte

PRESIDENTE DO PSD ESPERA QUE OPINIÃO PÚBLICA PRESSIONE PS

o Interior”, explicou. A proposta do PSD garante, à partida, um deputado por círculo. Mas Rui Rio não descarta ir mais longe.

Uma das novidades da proposta passa pela criação de um círculo de compensaçã­o, deonde saem 34 deputados. “É através desse círculo que vamos manter a proporcion­alidade igual ao que existe hoje”, explicou Rio, para afastar críticas sobre o desapareci­mento dos pequenos partidos.

A distribuiç­ão fecha-se com três deputados pelo círculo da Europa, mais um do que atualmente, e de dois parlamenta­res eleitos no estrangeir­o, fora do território europeu.

Apesar das ideias, Rio está ciente que será difícil ter maioria para aprovar a mudança. A esperança está na sociedade, porque o “PS funciona por empurrão da sua imagem na opinião pública”, atirou. O líder do PSD criticou ainda a “lata” do primeiro-ministro ao dizer que o partido não tem ideias e disse ser um “péssimo sinal” que os socialista­s descartem as propostas laranjas sem sequer as terem analisado.n

 ??  ?? Líder do PSD apresentou a sua proposta de reforma do sistema eleitoral
Líder do PSD apresentou a sua proposta de reforma do sistema eleitoral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal