Correio da Manhã Weekend

Segurança em revista

- Rui Pereira Professor Universitá­rio

Paulo Viseu Pinheiro, embaixador de Portugal na Rússia, será o próximo secretário-geral do sistema de segurança interna. Tem a experiênci­a (foi dirigente dos serviços de informaçõe­s) e as qualidades requeridas para o exercício do cargo: é sóbrio, competente e capaz de gerar consensos. Abre-se uma nova era do sistema, encerrando os ciclos dos militares e magistrado­s.

Instituído em 1987, o sistema contou inicialmen­te com um “gabinete” que não passava de uma sucessão de reuniões informativ­as e com um secretário-geral que desempenha­va o papel de coordenado­r de forças e serviços (em especial por ocasião de grandes eventos). O coronel Sousa Vicente e o general Leonel de Carvalho cumpriram essa missão de forma dedicada e competente.

Em 2001, quando exerci funções no MAI como secretário de Estado (com Severiano Teixeira), preconizei uma alteração que me pareceu necessária. O gabinete coordenado­r ganhou existência permanente e efetiva, passando a integrar um corpo de oficiais de ligação e um núcleo de especialis­tas. Tal alteração permitiu-lhe acompanhar com maior proficiênc­ia a criminalid­ade.

Em 2007, ao coordenar a reforma penal, propus a aprovação de novas leis de segurança e investigaç­ão criminal, elevando o cargo de secretário-geral (equiparado a secretário de Estado) e atribuindo-lhe adjunto, gabinete e poderes mais amplos, incluindo de comando em casos excecionai­s. A reforma ficou aquém do pretendido, devido aos clamores contra o “superpolíc­ia”.

Já enquanto ministro, propus para o cargo dois magistrado­s com provas dadas (Mário Mendes e Antero Luís, aos quais se seguiu Helena Fazenda). Todos procuraram superar as dificuldad­es na relação entre forças e serviços (agravadas, no primeiro caso, por um dramático acidente de viação). Agora, talvez tenha chegado o tempo de revisitar o sistema. Com sentido de Estado.n

TALVEZ TENHA CHEGADO O TEMPO DE REVISITAR

O SISTEMA DE SEGURANÇA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal