Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Suco extraído das cápsulas de diversas espécies da papoila. Qualidade de edaz. 2. Ave parecida com a pomba. Objetar. Ramo do budismo mahyana. 3. Podadura. Purificant­e. 4. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de eu. Calção muito curto e justo. Vassourar o forno, depois de aquecido. 5. Senhor (abrev.). Tábua delgada. Sofrimento físico ou moral. 6. Oferecer, pôr à disposição de. Focinho de porco (reg.). 7. Que atingiu o seu pleno desenvolvi­mento. Lá, acolá (ant.). Epiderme, especialme­nte a do rosto. 8. Curso de água natural, mais ou menos caudaloso. Sétima letra do alfabeto grego correspond­ente ao e longo dos latinos. Gorduroso.

9. Chalaça picante. Pessoa que perdeu o uso da razão. 10. Mestre que tem a seu cargo a educação de um príncipe ou criança de família nobre. Colega. Graceja. 11. Resultado de uma ação ou de um trabalho. Martelo de pau. Grande quantidade de coisas ou pessoas. 12. Golpe desferido com garrafa. Tecido grosso e forte para toldos, velas, etc. 13. Nome da letra H. Entendido. Ninharia, frioleira, bagatela. 14. Que inspira dó. Cura. VERTICAIS

1. Apanhar o peixe na água. Fonema produzido apenas pela laringe, independen­temente de qualquer articulaçã­o. 2. Fazer progressos. Pequeno fruto carnudo indeiscent­e, de endocárpio mole. 3. Elemento químico metaloide, sólido, com o símbolo I. Composição musical para duas vozes ou instrument­os. Bens que o noivo assegura à esposa no caso de ela lhe sobreviver. 4. Remoinho de água (reg.). O m. q. belo. Dar pios.

5. Rifa. Naquele lugar. 6. Corpo de edifício em plano posterior ao da frente daquele a que está junto. Sufixo diminutivo. Termo. 7. Aplicação de uma droga estimulant­e ilegal a atletas para lhes aumentar o rendimento em provas desportiva­s. Efeminado. 8. Vaiara. Queridos. 9. Coloração. Gemido de agonia. Levanta. 10. Cólera. Conversa. 11. Som de canhão. Época notável. Lírio.

12. Instrument­o de alveitar com que se aperta o focinho da besta, obrigando-a a estar quieta. Corda de reboque. Brinquedo de criança de colo, de várias formas, cores e materiais, dotado de uma pega, que produz som quando se abana. 13. Tem dívidas. Destituir da realeza ou da soberania. 14. Abertura por onde os mastros dos navios assentam na carlinga. Zoada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal