Correio da Manhã Weekend

EM ENTREVISTA, O FOTÓGRAFO RICARDO GOMES FALA SOBRE RELAÇÃO COM ‘RAINHA DA POP’.

TRABALHO r Fotógrafo português Ricardo Gomes é o realizador do novo documentár­io da rainha da pop, ‘Madame X’, que deverá estrear este ano

- MIGUEL AZEVEDO

“É A PROVA VIVA QUE A IDADE É APENAS UM NÚMERO OU DOIS JUNTOS. NADA MAIS QUE ISSO!”

“HÁ HISTÓRIAS INTERESSAN­TES, PESSOAIS, POR ISSO PREFIRO GUARDAR PARA MIM”

VIDA r Em entrevista ao CM, jovem madeirense recorda o início da relação com a artista e fala de uma cantora com

“enorme excitação de viver”

Nasceu na Madeira mas vive há dois anos nos EUA, entre Nova Iorque e Los Angeles. Um telefonema em 2019 para trabalhar com a rainha da pop mudou-lhe a vida. Hoje, Ricardo Gomes é umas das pessoas de confiança da cantora. CM – Como começou esta relação com Madonna?

– Em 2019, quando ela filmou ‘The World of Madame X’ em Lisboa fui chamado para fotografar os bastidores. Dois meses depois ligaram-me para a seguir na promoção do álbum e tournée. Até hoje.

– Que imagem tinha dela antes de a conhecer e tem agora?

– Sempre a respeitei como artista, embora não seja o estilo de música que ouço. Hoje somos muito próximos e dou valor à sua ética de trabalho e à forma como se envolve em tudo o que faz, é uma artista completa! Uma verdadeira performer e ‘boss’.

- Como é ela no trato com os amigos?

– ‘Cool girl’. Curiosa, interessan­te, ouve sempre o que tenho para lhe dizer e as minhas ideias. Tem enorme excitação de viver e um espírito superjovem. É a prova viva que a idade é apenas um número ou dois juntos. Nada mais que isso!

- Que tipo de trabalho faz hoje para a Madonna?

– Eu estou à frente de tudo o que é visual e criativo, desde a fotografia ao vídeo, mas se outro realizador ou fotógrafo trabalhar com ela, eu estou sempre para supervisio­nar tudo.

- Como surgiu a oportunida­de de realizar este documentár­io?

– Nunca pensei que fosse acontecer. Sei que ela queria trabalhar com outros realizador­es, mas quando estávamos em Lisboa e a sua lesão era grande, pediu-me para fazer com que as filmagens acontecess­em e que eu realizasse. Como eu conhecia o concerto do início ao fim, estive presente em todos os ensaios. Vi, fotografei ou filmei todos os espetáculo­s e ela sabia que podia confiar em mim a 100%. Lisboa aconteceu e acabámos por filmar em Paris também sendo o último destino da tournée. Queríamos ter filmado mais dois concertos mas devido à Covid tivemos de parar. É mágico como conseguimo­s montar este filme de sangue, suor e lágrimas.

– Ficam muitas histórias para contar sobre Madonna?

– Em Londres quando tentaram fechar a cortina do palco devido ao tempo de concerto, ela deu a volta e regressou ao palco com as luzes acesas para cantar ‘I Rise’. Há muitas histórias interessan­tes, pessoais, que prefiro guardar para mim

- Teve de assinar algum contrato de confidenci­alidade?

– Claro, como qualquer artista. Principalm­ente quando estamos todos os dias em sua casa, como no meu caso.n

 ??  ?? 1 1 Ricardo Gomes é o novo amigo português de Madonna 2 Artistas estão inseparáve­is
1 1 Ricardo Gomes é o novo amigo português de Madonna 2 Artistas estão inseparáve­is
 ??  ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal