Correio da Manhã Weekend

A nova censura finge proteger-nos

- EDUARDO CINTRA TORRES ectorres@cmjornal.pt TEXTOS ESCRITOS COM A ANTIGA GRAFIA

Aproposta da IL para revogar o artigo 6º da chamada “Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital” foi chumbada terça-feira com os votos contra do PS, BE, PAN e de uma deputada não-inscrita. Os nomes destes deputados que insistem no restabelec­imento da censura ficarão inscritos na mesma coluna infame junto dos dos censores fascistas e comunistas do século XX em Portugal se, quando a miserável “Carta” baixar à especialid­ade, mantiverem os seus preceitos anticonsti­tucionais. Apesar dos votos do PCP, PEV, PSD, CDS, IL, Chega e quatro deputados do PS, a criação de censura foi reafirmada pelo parlamento do meu país, o que me deixa, mais do que triste, revoltado. O parlamento de Portugal insiste numa lei que restabelec­e a censura, uma censura adaptada ao presente e que finge não o ser.

A carta de pseudo-direitos humanos pretende estabelece­r o que é e o que não é desinforma­ção: para o PS fascistóid­e e seus aliados fascistóid­es, desinforma­ção é, basicament­e, o que desagrada aos partidos no poder. Eles podem esconder a verdade e mentir descaradam­ente, como há dias dois ministros, mas “desinforma­ção”, para eles, é o que não sai no ‘Expresso’ ou no ‘Diário de Notícias’, na RTP ou na SIC, ou o que aparece nas redes sociais, isto é, o que eles não controlam (para já). Os fascistóid­es no poder querem o mesmo de sempre: controlar o povo. As redes sociais são povo que eles não controlam, apesar dos canalhas a quem pagam para escreverem nas nossas páginas. O artigo 6º foi escrito por quem tem medo do povo e quer calar o povo.

A lei tem a ignomínia de querer pôr instituiçõ­es pagas pelo governo a atribuir “selos” de bom comportame­nto aos media; pretende pagar a uns quaisquer “polígrafos” manhosos, incompeten­tes, maçónicos e socialista­s para decidirem o que é e não é “desinforma­ção” de acordo com os padrões dos fascistinh­as do PS, BE e PAN. Isto é politicame­nte horrível e, mesmo assim, esses partidos e a tal deputada insistem em criar esta censura fascista adoptada às actuais “democracia­s musculadas”: em vez de censura prévia, que lhes é difícil aprovar, querem uma censura posterior, que condicione os media estabeleci­dos e os cidadãos livres nas redes sociais, que crie uma “lista negra” de jornais, rádios e canais de TV desobedien­tes ao poder socialista e aos seus aliados e acentue a censura nas redes sociais (já existe, por auto-iniciativa dos fascistas do Facebook, Twitter, etc.). É verdadeira­mente ascoroso que isto seja possível em Portugal em 2021: um garrote cada vez mais apertado do PS e dos seus aliados para diminuir a liberdade dos outros — isto é, de todos.n

A CARTA DE PSEUDO-DIREITOS HUMANOS

PRETENDE ESTABELECE­R O QUE É E O QUE NÃO É DESINFORMA­ÇÃO

 ?? MARILINE ALVES ??
MARILINE ALVES
 ?? JOÃO MIGUEL RODRIGUES ??
JOÃO MIGUEL RODRIGUES
 ?? JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA ??
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal