Correio da Manhã Weekend

NÚMERO DE MORTOS IGUALA MARÇO

VINTE ÓBITOS NUM SÓ DIA. VACINAR CRIANÇAS DIVIDE ESPECIALIS­TAS

- ANA MARIA RIBEIRO

Oprimeiro-ministro, António Costa, quer 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos vacinados contra a Covid-19 até meados de setembro, mas a questão está longe de ser consensual. Pelo menos para a faixa etária dos 12 aos 15 anos. Um grupo de trabalho constituíd­o por profission­ais de saúde que trabalham na área pediátrica considera que, nessas idades, só as crianças com doenças associadas deviam ser vacinadas, em grande parte por causa do risco de contraírem miocardite – inflamação do músculo do coração –, que se observou em algumas crianças após a toma da vacina.

Mas até entre pediatras há quem discorde desta posição. Alberto Caldas Afonso, diretor do Centro Materno-Infantil do Norte, diz que acompanhou, nos últimos seis meses, 15 crianças infetadas com Covid-19, algumas das quais chegaram a estar internadas em Cuidados Intensivos. “Muito maior do que a miocardite, cuja incidência é muito diminuta, é o risco de desenvolve­r a síndrome inflamatór­ia multisisté­mica, muito associada à infeção provocada pelo SARS-CoV-2 em crianças a partir dos 12 anos, e que tem um efeito gravíssimo, nomeadamen­te sobre o coração”, explica o especialis­ta, que integra uma equipa europeia de investigaç­ão para a vacinação contra o novo coronavíru­s em crianças. “A discussão poder-se-á colocar em crianças abaixo dos 12 anos, mas acima dos 12 anos, esta é, quanto a mim, uma não questão. É para vacinar”, conclui.

Uma opinião partilhada por Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública. “Se é verdade que numa fase inicial não vacinámos crianças, agora, à escala global, vai havendo mais experiênci­a e os dados dizem-nos que a vacina é segura”, disse ao CM, lembrando que a Comissão Técnica de Vacinação, “que é a entidade que deve fazer a fundamenta­ção técnica sobre a matéria”, ainda não tomou posição definitiva sobre este assunto. A própria Direção-Geral da Saúde pediu duas semanas para avaliar o tema.n

MIOCARDITE FOI DETETADA EM CRIANÇAS APÓS TOMA DA VACINA ANTI-COVID

SÍNDROME INFLAMATÓR­IA MULTISISTÉ­MICA PODE AFETAR OS MAIS JOVENS

 ??  ?? Direção-Geral da Saúde ainda não tomou posição definitiva sobre vacinação dos mais novos
Direção-Geral da Saúde ainda não tomou posição definitiva sobre vacinação dos mais novos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal