Correio da Manhã Weekend

Estado paga salários na licença para estudar

MEDIDA r Governo estuda com patrões e sindicatos modelo de licença laboral para os trabalhado­res que queiram melhorar qualificaç­ões RENDIMENTO r Medida não acarretará custos para as empresas

- JOÃO MALTEZ

OGoverno está a negociar com as confederaç­ões patronais e os sindicatos a criação de uma licença remunerada para os trabalhado­res que queiram melhorar as suas qualificaç­ões académicas e profission­ais. Para as empresas não haverá custos, já que será o Estado a pagar o salário durante o período em que decorram os estudos. O modelo de aplicação desta medida está a ser estudo e deverá ser conhecido em outubro.

Fonte do Ministério do Trabalho, tutelado por Ana Mendes Godinho, avançou ao CM que esta iniciativa decorre do ‘Acordo de Formação Profission­al e Qualificaç­ão’, assinado esta semana pelo Governo e parceiros sociais, e será uma das medidas incluídas no pacote de revisão do código laboral.

A criação desta licença, noticiada ontem pelo ‘Expresso’, faz também parte do Programa de Governo, mas não está ainda fechado o modelo de licenças a utilizar, explicou ainda ao CM a mesma fonte do gabinete de Ana Mendes Godinho.

Segundo declaraçõe­s da ministra ao semanário, a medida assenta numa lógica de “valorizaçã­o dos trabalhado­res no mercado de trabalho, promoção da conciliaçã­o da vida familiar e profission­al e reforço das políticas públicas que permitam o aumento dos rendimento­s das famílias, sobretudo as mais jovens”.

É esse o espírito do acordo de formação profission­al assinado esta semana, que beneficiár­ia de fundos comunitári­os no valor de 5,5 milhões de euros.

O documento prevê o trabalho conjunto do Executivo, patrões e sindicatos para a elaboração de umplano de ação, no prazo de 90 dias, pelo que o modelo da licença a que os trabalhado­res terão direito só será conhecido em outubro.

Para já, será preciso estudar “um enquadrame­nto mais favorável para pessoas e empresas”. Esse estudo irá centrar-se nas PME e na formação que não seja, por determinaç­ão legal, da responsabi­lidade das empresas.n

ESTUDO PARA DEFINIR MODELO DAS LICENÇAS VAI CENTRAR-SE NAS PME

 ??  ?? Trabalhado­res poderão, de futuro, melhorar as suas qualificaç­ões académicas, benefician­do de uma licença remunerada
Trabalhado­res poderão, de futuro, melhorar as suas qualificaç­ões académicas, benefician­do de uma licença remunerada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal