Correio da Manhã Weekend

“Extinguir o SEF é atraso no tempo”

JURISTAS r Parecer diz ser preocupant­e fim de “polícia especializ­ada”

- MIGUEL CURADO

AOrdem dos Advogados (OA) está contra a extinção do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) e a criação em seu lugar, como é pretensão do Governo, do Serviço de Estrangeir­os e Asilo. Num parecer requerido pela Assembleia da República, a OA considera que “extinguir o SEF é um atraso no tempo”.

O documento, a que o CM teve acesso, é datado de 21 de julho e foi entregue no Parlamento depois de ali ter sido aprovada, no dia 9 do mesmo mês, a extinção do SEF. Perante a transferên­cia de competênci­as de investigaç­ão desta força de segurança para a PSP, Polícia Judiciária e GNR, a OA alerta para a necessidad­e de mexidas nas leis orgânicas destas polícias.

A entidade não tem dúvidas de que na origem da intenção do Ministério da Administra­ção Interna de pôr fim ao SEF está a morte do ucraniano Ihor Homenyuk às mãos de três inspetores desta força de segurança, no aeroporto de Lisboa. A OA considera, no entanto, este um “intoleráve­l e isolado caso”, que está a levar o Governo a extinguir um serviço que, no quadro da política de segurança interna, tem inúmeras funções de elevada importânci­a.

Assim, “deixar de contar com uma polícia especializ­ada e diluir as suas competênci­as de investigaç­ão noutras, vai maximizar os problemas que estas já têm, nomeadamen­te a falta de meios humanos e técnicos”.

A OA conclui o documento recomendan­do o reforço de efetivos nos órgãos de polícia criminal que irão receber as competênci­as do SEF.n

ORDEM PEDE REFORÇO DE EFETIVOS DE POLÍCIAS QUE RECEBEM COMPETÊNCI­AS

 ??  ?? Ordem dos Advogados respondeu, em parecer, a um pedido da Assembleia da República sobre a extinção do SEF
Ordem dos Advogados respondeu, em parecer, a um pedido da Assembleia da República sobre a extinção do SEF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal