Correio da Manhã Weekend

Covid-19 impede padre de voltar às paróquias

PANDEMIA r Padre Manuel Torre não celebra hoje e amanhã porque está em isolamento profilátic­o APREENSÃO r Fiéis lembram promessa do bispo e aguardam regresso do sacerdote às paróquias

- SECUNDINO CUNHA

Os paroquiano­s de Revelhe, Aboim, Gontim, Felgueiras e Pedraído, no concelho de Fafe, ainda vão ter de esperar mais uns dias pelo regresso do padre Manuel Torre às paróquias. É que um irmão do sacerdote contraiu Covid-19 e ele encontra-se há quase uma semana, por ordem da DGS, em isolamento profilátic­o.

Ao que o CM apurou, as missas de hoje e amanhã, nas referidas paróquias e no Santuário da Senhora das Neves, vão ser celebradas pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, a quem foi entregue a gestão deste polémico processo.

O padre Manuel Torre foi, no início deste mês, dispensado da paroquiali­dade pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, alegando o prelado que o sacerdote necessitav­a de retiro espiritual e tratamento de “alguns problemas de saúde”.

Os cerca de 1500 paroquiano­s daquelas terras não perceberam a razão do afastament­o e abordaram o sacerdote. Este confessou que não se sentia doente e que a sua dispensa se devia a “algumas acusações” feitas pelo arcipreste, padre José António Carneiro, ao arcebispo.

Nas paróquias, entre a revolta popular, começaram a circular comunicado­s a dar nota de que o arcipreste tinha acusado o padre Manuel Torre de andar com mulheres e abusar das bebidas alcoólicas. Os fiéis revoltaram-se a sério, ao ponto de fecharem as portas das igrejas, exigindo que o pároco não saísse porque estava a ser “alvo de mentiras e calúnias”. Os ânimos só acalmaram quando o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, se deslocou às paróquias e, em três encontros com os fiéis (Revelhe, Pedraído e Santuário da Senhora das Neves), assegurou que o padre continuari­a nas paróquias.

“O padre Manuel Torre vai de férias e depois regressa às suas paróquias”, disse o prelado. Os fiéis dizem acreditar na palavra do bispo, mas asseguram que vão estar “vigilantes”.n

FIÉIS ACREDITAM NA PALAVRA DO BISPO, MAS PROMETEM VIGILÂNCIA

 ??  ?? Padre Manuel Torre (sem máscara) diz aos fiéis, na presença do bispo D. Nuno Almeida, que voltará às paróquias
Padre Manuel Torre (sem máscara) diz aos fiéis, na presença do bispo D. Nuno Almeida, que voltará às paróquias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal