Correio da Manhã Weekend

Pinho interrogad­o durante seis horas

REVELAÇÕES r Ex-ministro diz que explicou tudo e vai tornar públicas as suas declaraçõe­s num site DESENVOLVI­MENTOS r Processo não é urgente e os procurador­es não vão pedir medidas de coação

- MIGUEL A.GANHÃO/ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

Durante mais de seis horas, o ex-ministro da Economia Manuel Pinho respondeu às perguntas do procurador Hugo Neto na qualidade de arguido no caso EDP e suspeito de ter praticado os crimes de corrupção passiva, prevaricaç­ão e participaç­ão económica em negócio.

À saída das instalaçõe­s do Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP), Pinho disse que tinha “explicado tudo” e que iria tornar público o seu testemunho num site e num livro que está a escrever.

FOI CONFRONTAD­O COM A RELAÇÃO QUE TINHA COM SALGADO E MEXIA

Segundo apurou o CM, o ex-ministro do governo Sócrates não será objeto de medidas de coação além do termo de identidade e residência. O processo não é urgente e os procurador­es querem evitar uma girândola de recursos para os tribunais superiores.

As relações entre Pinho e Ricardo

Salgado foram um dos temas centrais do interrogat­ório. A tese dos procurador­es do caso EDP assenta no princípio de que Salgado terá feito promessas a Pinho quando este foi escolhido para ministro da Economia, no início de março de 2005. É neste contexto que terá sido confrontad­o, desde logo, com dois temas essenciais: por um lado, a avença de 14 963 euros por mês que terá recebido quando era ministro, entre março de 2005 e julho de 2009, do saco azul do Grupo Espírito Santo; por outro, os 500 mil euros que terá recebido também do GES em maio de 2005, dois meses depois de ter tomado posse como ministro. Pinho terá sido ainda questionad­o sobre a sua relação com António Mexia (também arguido), quando aquele foi presidente da EDP

 ??  ?? Manuel Pinho ontem à saída do DCIAP depois de ter dado explicaçõe­s sobre a sua relação com Ricardo Salgado
Manuel Pinho ontem à saída do DCIAP depois de ter dado explicaçõe­s sobre a sua relação com Ricardo Salgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal