Correio da Manhã Weekend

Tropas enviadas para impor confinamen­to

INFEÇÕES r Sydney tem assistido ao aumento de infeções, apesar de cinco semanas de restrições PROTESTOS r Maior cidade australian­a foi palco de marchas de milhares de pessoas há uma semana

- F. J. GONÇALVES

Ante o aumento de infeções em Sydney e a resistênci­a ao confinamen­to, que levou para a rua milhares de pessoas na semana passada, o governo australian­o decidiu enviar tropas para patrulhar as zonas de maior risco e impor o cumpriment­o das medidas de restrição.

As centenas de soldados enviados para Sydney terão formação específica durante o fim de semana antes de iniciarem as patrulhas, na segunda-feira.

Embora esteja previsto que os militares não usarão armas, muitos questionam a necessidad­e do recurso aos militares.

A medida foi justificad­a pelo governo com o cresciment­o de

RESTRIÇÕES DEVEM FICAR EM VIGOR PELO MENOS ATÉ AO DIA 28 DE AGOSTO

infeções: cerca de três mil desde junho e nove mortes. Apesar das restrições em vigor há já cinco semanas na maior cidade australian­a, foram registadas ontem 170 novas infeções.

O confinamen­to deveria terminar hoje mais foi alargado até 28 de agosto e proíbe sair de casa exceto para fazer exercício, comprar bens essenciais, cuidar de familiares ou ir para o trabalho, caso este não possa ser realizado a partir de casa.

Recorde-se que no sábado passado a polícia prendeu cerca de 60 pessoas e multou mais de 500 outras durante protestos contra o confinamen­to.

Na Austrália somente 17% dos adultos estão vacinados, naquela que é uma das mais baixas taxas de vacinação dos países da OCDE.n

 ??  ?? Dezenas de pessoas foram detidas em protestos contra o confinamen­to
Dezenas de pessoas foram detidas em protestos contra o confinamen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal