Correio da Manhã Weekend

RÚBEN AMORIM `REI MIDAS' DO FUTEBOL LEONINO

DISCURSO ➝ Técnico focado no “jogo a jogo” REFORÇOS ➝ Jovens e ex-jogadores do clube que já alinhavam na Liga FORMAÇÃO ➝ Alcochete continua a fornecer matéria-prima

- MÁRIO FIGUEIREDO

Rúben Amorim revolucion­ou o futebol português. Com uma ascensão meteórica que o conduziu ao título de campeão nacional pelo Sporting e à conquista de duas Taças da Liga (uma pelo Sp. Braga e outra pelo Sporting) em apenas quatro anos de carreira. Um ‘rei Midas’, pois onde toca transforma em ouro.

E a revolução de Amorim foi de várias frentes. O discurso traduziu-se numa lufada de ar fresco para o futebol nacional. Pouco ou nada inflamado. Uma postura de jogo a jogo. “Onde vai um vão todos.” Uma frase que se tornou lema no clube.

Se o discurso uniu um clube que estava destroçado após as agressões na Academia de Alcochete e há 19 anos sem ganhar o título, a forma como fez a ligação entre os jogadores da formação e a equipa principal foi perfeita. E a matéria-prima de Alcochete rapidament­e se afirmou na equipa e conquistou a Europa. Entre eles, o destaque vai para Nuno Mendes, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás. Mas ainda há Daniel Bragança ou Matheus Nunes.

A política de contrataçõ­es também virou um ‘case study’. Contratou, maioritari­amente, jogadores que alinhavam no campeonato nacional. Para este ano foram Ricardo Esgaio e Rúben Vinagre. Um garante de uma adaptação e integração fácil à Liga. Jogadores mais baratos na compra e que permitiram baixar a massa salarial do clube.

Estes três ingredient­es – discurso positivo e realista, integração dos jovens da formação e uma política de contrataçõ­es internas e mais baratas – levaram à conquista do título nacional. Houve pandemia, mas o Sporting foi quem melhor se adaptou à nova realizada. De tal forma que manteve esta política e viu os principais rivais na luta pelo título a adotarem estas linhas mestras nos seus projetos. É que a crise obriga a contenção financeira, mas os adeptos continuam a reclamar a conquista de títulos.

E já agora, Rúben Amorim já acabou o curso de treinador...

DISCURSO POSITIVO, CONTRATAÇÕ­ES CIRÚRGICAS E FORMAÇÃO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal