Correio da Manhã Weekend

COATES A VOZ DE COMANDO NO CAMPO

LÍDER ➝ É a extensão do treinador nas quatro linhas EFICAZ ➝ Certeiro a defender e agressivo no ataque FORMAÇÃO ➝ Ajuda os jovens a crescer

- MÁRIO FIGUEIREDO

Coates é um jogador de nível mundial. Foi eleito o melhor jogador da Liga portuguesa na época passada, mas aquilo que melhor o define é o facto de ser a voz de comando da equipa dentro do campo. É a extensão do treinador. Lidera pelo exemplo e conquistou o respeito dos companheir­os. E não faltam figuras nesta equipa do Sporting, que teve seis jogadores no onze da Liga passada (Adán, Porro, Coates, Nuno Mendes, Palhinha e Pedro Gonçalves, que foi o melhor marcador da prova).

Apesar das exibições de guerreiro e golos decisivos, tendo feito cinco tentos na Liga em 33 jogos, Coates revelou uma determinaç­ão e uma vontade de um menino para conduzir o Sporting ao título. Conseguiu.

E foi nos momentos dramáticos que apareceu. Classe a defender e uma vontade do tamanho do mundo de aparecer quando a equipa precisava. Fez da raça a sua arma. Assumiu o comando das tropas dentro do campo, quando foi necessário. Vestiu o fato macaco e labutou. Os companheir­os seguiram-no sem hesitação. Só pararam com a conquista do título.

Mas Coates é muito mais do que um grande jogador de futebol no Sporting. É o exemplo a seguir pelos mais jovens que ambicionam chegar à equipa principal. Foi ele quem fez o jovem central Gonçalo Inácio pegar de estaca na equipa, que ajudou à explosão de Nuno Mendes e permitiu a Porro relançar a carreira. A sua postura calma, aparenteme­nte demasiado calma para um sul-africano, também é exemplo a seguir.

Este ano, volta a ter essa responsabi­lidade na equipa que tenta defender um título que fugiu durante 19 anos. É ele o elo mais forte. A experiênci­a e o respeito que granjeou junto dos companheir­os do plantel e dos adeptos colocam-no entre os melhores jogadores estrangeir­os que passaram pelo Sporting e na elite dos centrais leoninos. Com alguns campeões mundiais como Polga, André Cruz e Mathieu. Sem esquecer Naybet ou o luso-brasileiro Marco Aurélio.

URUGUAIO LIDERA PELO EXEMPLO E FOI SEGUIDO PELOS COMPANHEIR­OS

CENTRAL DÁ ESTABILIDA­DE PARA OS JOVENS DA EQUIPA CRESCEREM

CAPITÃO SUBIU AO PATAMAR DOS MELHORES CENTRAIS DOS LEÕES

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal