Correio da Manhã Weekend

SÉRGIO CONCEIÇÃO 5.ª A FUNDO PARA CHEGAR PRIMEIRO

ANO SIM? ➝ Treinador tem alternado temporadas à campeão com outras em que se ficou pelo quase RENOVAÇÃO ➝ Estendeu vínculo até 2024. Não é consensual e também não parece que o queira ser

- SÉRGIO PEREIRA CARDOSO

Ora campeão, ora... quase. Ano sim, ano não, Sérgio Conceição tem conseguido conquistar o título nacional, alternando com o segundo lugar em que terminou a última temporada, atrás do Sporting. Quando muitos lhe apontavam a porta de saída, até por um propalado desgaste do passar do tempo, assinou, para agrado de Pinto da Costa, até 2024.

Chegados, então, à quinta época do técnico de 46 anos nos azuis-e-brancos, o feitio exigente mantém-se inalteráve­l. E o aviso a toda a navegação foi feito ainda durante a cerimónia de renovação do contrato - é para conquistar títulos.

O ano passado acabou sem o levantar dos troféus mais importante­s a nível interno e nem as atenuantes da vitória na Supertaça em dezembro e, principalm­ente, da campanha europeia, evitaram alguma divisão entre a falange de apoio portista. Sérgio não é um homem consensual, mas, em abono da verdade, não parece estar muito preocupado em sê-lo.

Vamos a números. São já 218 encontros do técnico a liderar os dragões, com um total de 156 vitórias (71,6%). “Ainda nos deves um campeonato” é a frase que Conceição lembra sempre para descrever o espírito dos adeptos do FC Porto. Ouviu-a durante uma das habituais corridas que não dispensa.

Pois então, agora, caso se volte a cruzar com o mesmo homem, já são dois os títulos nacionais que lhe escaparam, tantos quantos já conquistou desde 2017. Na esperança de um ano sim, o treinador já delineou uma estratégia que parte da análise que fez da época que findou o jejum do leão - na opinião de Conceição, o FC Porto perdeu o título nas primeiras jornadas e não quer cometer esse mesmo erro em 2021/22. Para isso, convém ter o plantel delineado bem cedo, o que parece estar difícil. São muitas as dúvidas de saídas, indispensá­veis na balança para as eventuais entradas. Até ao fecho do mercado, há quatro jogos para disputar. Ou, segundo Sérgio, para ganhar.

JÁ DEIXOU ALERTA DE QUE O INÍCIO DO CAMPEONATO TERÁ DE SER MUITO FORTE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal