Correio da Manhã Weekend

PEPE UM VETERANO A LIDERAR O RESGATE

ELIXIR ➝ Capitão, 38 anos, corre como os de 18. Pronto para nova missão PATRÃO ➝ Respeitado pelo balneário, é a voz de comando no relvado

- SÉRGIO PEREIRA CARDOSO

Faz sentido a dúvida: num plantel que, até à escrita destas linhas, conta com a magia de Corona, Luis Díaz, Otávio, Taremi e até do reforço Pepê, pode o quase homónimo Pepe ser a grande figura deste FC Porto? Pode, ou não estivéssem­os a falar do grande líder do balneário, a extensão do treinador em campo e a voz de comando no relvado.

Como se de uma obra se tratasse, Pepe faz parte dos alicerces e da argamassa da construção planificad­a por Sérgio Conceição para esta temporada. Se é verdade que já tem 38 anos, é praticamen­te unânime que isso pouco se nota no relvado. Titular portista e da seleção nacional, realizou mais de 50 encontros durante a última época, um número impression­ante para o veterano central.

A luta e a entrega fazem parte do ADN de Pepe, que se confunde com o inegociáve­l ADN do FC Porto de Sérgio Conceição. E já que de inegociáve­l falamos, interessa sublinhar que o técnico portista ainda não tem a certeza de como será o grupo no final do mercado de verão.

Face à conjetura das contas azuis-e-brancas, é natural que algumas das pérolas elencadas no início deste texto acabem noutras paragens até setembro. Mas Pepe, esse, manter-se-á como pilar de uma missão de resgate de um título que escapou para o Sporting em 2020/21. E não foi por falta de qualidade do capitão.

Escolhido por treinadore­s e jogadores para o onze do ano da Liga, ao lado de Coates, somou, por exemplo, 169 recuperaçõ­es de bola no campeonato, tendo recebido o prémio de melhor em campo em duas ocasiões. Foram também dois os golos que marcou, nos encontros caseiros com Marítimo e Paços.

Outro ponto positivo da temporada foi a prestação na Champions - principalm­ente, na eliminatór­ia com a Juventus -, enquanto no lado negativo ficou na memória a discussão no mínimo acalorada com Loum, em Faro. Pepe é assim, mais vale quebrar do que torcer. Aos 38, parece um jovem de 18, sempre pronto para a batalha.

ALICERCE DA OBRA QUE CONCEIÇÃO PLANIFICOU. ADN IGUAL AO DO TÉCNICO

ELEITO PARA O 11 DO ANO NA LIGA. FEZ MAIS DE 50 JOGOS EM 2020/21

CHAMPIONS FOI UM PONTO ALTO. DISCUSSÃO COM LOUM O MAIS NEGATIVO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal