Correio da Manhã Weekend

Lugares podem crescer

NOVO r Governo admite reforçar número de vagas se candidatur­as tiverem grande aumento

- BERNARDO ESTEVES

OMinistéri­o da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) revela que a fixação de vagas retoma a normalidad­e este ano e não incluiu medidas excecionai­s como sucedeu o ano passado, mas admite que ainda poderá proceder a um reforço do número de lugares disponívei­s. Tudo deverá depender do número de candidatur­as.

“O ingresso no ensino superior para o próximo ano letivo retoma a normalidad­e no processo de fixação de vagas, não incluindo nesta fase qualquer das medidas excecionai­s adotadas no verão de 2020. No entanto, não deixarão de ser tomar as decisões apropriada­s, caso circunstân­cias excecionai­s idênticas à do ano transato o voltem a exigir”, afirma o MCTES em comunicado.

Recorde-se que o ano passado houve um aumento muito significat­ivo das candidatur­as devido à grande subida verificada nas médias dos exames nacionais.

“Devido ao facto de se ter verificado em 2020 o maior número de candidatos ao concurso nacional de acesso desde 1996, aumentando estes 22% face ao ano precedente, foi concretiza­do um reforço excecional das vagas iniciais disponibil­izadas no regime geral de acesso por via da transferên­cia das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior”, afirma a tutela. O Governo foi obrigado a reforçar o número de vagas, acabando sobretudo por canalizar para o concurso nacional lugares que estavam destinados a estudantes internacio­nais e que acabaram por não ser ocupados porque a pandemia impediu as deslocaçõe­s dos estudantes para Portugal. No dia 2 serão conhecidos os resultados dos exames e ter-se-á uma ideia se as médias foram muito altas.n

EM 2020 NÚMERO DE VAGAS FOI REFORÇADO JÁ NO MÊS DE AGOSTO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal