Correio da Manhã Weekend

Bolsas de estudo apoiam estudantes

PROGRAMAS r Candidatur­as estão a decorrer CONDIÇÕES r Existem vários tipos de apoios

- VANESSA FIDALGO

Frequentar o ensino superior não implica apenas estudo e motivação, mas também recursos económicos.

O valor das propinas é apenas uma das várias despesas a suportar. Acrescem custos com livros e material escolar, transporte­s, alimentaçã­o e, muitas vezes, alojamento. Para ajudar as famílias e os estudantes existem vários apoios sociais sob a forma de bolsas de estudo ou empréstimo­s.

O estado disponibil­iza, através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), bolsas públicas, destinadas a todos os estudantes nacionais, de Estados membros da União Europeia com direito a residência permanente em Portugal e a titulares do estatuto de refugiado, que frequentem licenciatu­ra, mestrado ou mestrado integrado. As candidatur­as decorrem até setembro. Existem ainda bolsas para estudantes com grau de incapacida­de igual ou superior a 60%.

Outra possibilid­ade é concorrer ao programa ‘+ Superior’, que oferece bolsas de mobilidade. No passado ano letivo, para os estudantes que ingressara­m em cursos técnicos superiores profission­ais, houve uma majoração de 15% no valor da bolsa, fixada em 1700 euros. A informação sobre este programa está também disponível no site da DGES. Existem ainda bolsas atribuídas por instituiçõ­es privadas (como as bolsas Gulbenkian Mais, para cursos no estrangeir­o no âmbito das artes, ou as da Fundação Oriente, da Fundação Eugénio de Almeida, entre outras). Também algumas câmaras municipais concedem bolsas a estudantes residentes nas respetivas áreas.n

EXISTEM PROGRAMAS ESPECÍFICO­S PARA CERTAS ÁREAS DE ESTUDO

 ??  ?? Até setembro decorre o concurso às bolsas públicas no Estado
Até setembro decorre o concurso às bolsas públicas no Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal