Correio da Manhã Weekend

Helena Costa “QUERIA EXEMPLOS POSITIVOS”

A RECUPERAR DE UM PROBLEMA ONCOLÓGICO, A ATRIZ REVELA, PELA PRIMEIRA VEZ, COMO É QUE TENTOU SUPERAR O DRAMA QUE SE ABATEU SOBRE A SUA VIDA EM ABRIL

-

á cerca de quatro meses, Helena Costa, de 38 anos, recebeu a pior das notícias, ao ser diagnostic­ada com um tumor carcinoide no pulmão. A situação arrasou a atriz, que se agarrou às filhas, Maria do Mar e Mercedes, fruto do casamento com Frederico Formigal, para enfrentar o drama que se abateu sobre a sua vida. Mas não foi o suficiente e Helena foi-se abaixo.“Partilhava os meus medos com o meu marido, mas ele só dizia: ‘Isso não é nada, vais ver. Vai-se tratar. Vais tirar metade do pulmão’. E eu respondia: ‘Não sei o que podes dizer para eu me sentir melhor, mas não estás a ajudar em nada’”, explicou em conversa com Cristina Ferreira, sublinhand­o que foi no colo de outras pessoas, como a irmã e amigos de longa data, que encontrou algum alento. “Tive de partilhar com outras pessoas, para ver se alguém me dizia algo esperanços­o.”

A amiga Mariana Monteiro foi essencial em todo o processo.“Ela disse-me: ‘Eu tirei uma coisa na garganta’. Queria exemplos positivos, que tivessem corrido bem”, adiantou Helena, que acabou por denunciar o problema de saúde da colega de profissão.

“MEXE MUITO COMIGO”

Este foi o primeiro testemunho de Helena Costa sobre o drama que viveu. A atriz foi sujeita a uma cirurgia em que retirou metade do pulmão. Encontra-se agora a recuperar com sessões de fisioterap­ia quase diárias. Recordar o que viveu é uma experiênci­a agridoce. “Mexe muito comigo. Tento esquecer e quanto mais tempo passa, menos me lembro do que aconteceu”, explicou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal