Correio da Manhã Weekend

12 anos a vigiar ponte 25 de Abril

EFEMÉRIDE r Agentes relatam episódios caricatos e momentos de alegria

- CLÁUDIA MACHADO

Assinalam-se hoje 12 anos desde a abertura do posto policial da ponte 25 de Abril. São agora mais de 50 agentes da esquadra de motociclis­tas da Divisão de Trânsito da PSP que garantem, 24 horas por dia, a segurança no tabuleiro. E, entre tantos anos, acumulam-se alguns episódios caricatos.

“Há quatro ou cinco anos, auxiliámos um pai que seguia da Margem Sul para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, com o filho numa situação urgente. Fizemos a escolta para garantir que a criança chegava o mais rápido possível. Desde então, o pai e o menino, que hoje terá 10 anos, vão ao posto no Natal, levar um bolo-rei”, conta ao CM o chefe João Simões.

Além de acompanham­entos em situação de urgência, os agentes avançam também em caso de acidente na ponte ou nos seus acessos. E foi quando geriam o trânsito devido a um sinistro que, no início de julho, os agentes viveram mais um momento insólito. Uma mulher que conduzia uma scooter elétrica conseguiu aceder ao tabuleiro, pelo sentido Sul-Norte.

Foi intercetad­a por dois polícias e obrigada a fazer inversão de marcha. Um cenário que colocou em risco não só a mulher, como os agentes e os automobili­stas, num acesso que regista cerca de 60 acidentes por ano (apenas os casos participad­os, no tabuleiro) e em que alguns têm medo. “Os ataques de ansiedade inexplicáv­eis nesta travessia são muito comuns”, refere o chefe João Simões. “Um colega teve de conduzir o carro de uma senhora porque esta entrou em pânico a meio do tabuleiro.”n

50 AGENTES EM MOTOS GARANTEM SEGURANÇA 24 HORAS POR DIA

 ??  ?? Fiscalizaç­ão rodoviária é apenas uma das missões dos elementos policiais colocados no posto da ponte 25 de Abril
Fiscalizaç­ão rodoviária é apenas uma das missões dos elementos policiais colocados no posto da ponte 25 de Abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal