Correio da Manhã Weekend

LIMA E COSTA COM ESPERANÇA NO PÓDIO

- MÁRIO FIGUEIREDO

Aesperança é última a morrer. Viemos com uma postura e vamos mantê-la: profission­alismo, honrar a nossa bandeira e cores nacionais, e tentar dar grandes alegrias às nossas famílias, amigos e a Portugal.” É este o desejo dos velejadore­s portuguese­s Jorge Lima e José Costa, que ontem se qualificar­am para a regata das medalhas na classe 49er.

A vela portuguesa chegou assim à sua primeira ‘medal race’ em Tóquio, com a dupla nacional a partir do 6º lugar para a regata decisiva, que se disputa amanhã, às 12h00.

Ontem, com três regatas para disputar (da 10ª à 12ª), a experiente equipa portuguesa começou com um 11º lugar, com ventos fracos e instáveis. Contudo, quando estes perderam a imprevisib­ilidade, os portuguese­s navegaram como mais gostam e obtiveram duas quartas posições. Resultados que valeram a qualificaç­ão e que foram vistos como “a confirmaçã­o do verdadeiro potencial”.

Lima reconhece que chegar ao pódio “não está nas mãos” da equipa. “Dependemos do resultado de outros, mas vamos à luta, com empenho e compromiss­o. Lutaremos enquanto for possível. Não é fácil, mas não somos de desistir”, referiu.

Os portuguese­s, especialis­tas a velejar em ventos fracos, partem com 72 pontos, a 20 dos líderes, os neozelande­ses Peter Burling e Blair Tuke, com 52, que têm vantagem de quatro pontos para as duplas da Grã-Bretanha e da Espanha (56).n

PORTUGUESE­S OBTIVERAM DOIS QUARTOS LUGARES NAS 11ª E 12ª REGATAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal