Correio da Manhã Weekend

Mantida pena suspensa para treinador pedófilo

CRIMES r Abusou sexualment­e de três meninas, de 10 e 13 anos, nos trajetos de carro para os treinos SENTENÇA r Homem de 72 anos condenado a 5 anos. Terá ainda de pagar dois mil euros às vítimas

- SÉRGIO A. VITORINO

Abusou sexualment­e de três meninas, de 10 e 13 anos, que treinava num clube de atletismo no concelho de Oeiras. O homem, agora com 72 anos, cometeu os crimes no seu carro, quando transporta­va as vítimas para os treinos ou de regresso a casa. Foi condenado a 5 anos de prisão com pena suspensa, decisão que a Relação de Lisboa manteve após recurso do pedófilo.

As duas primeiras vítimas, ambas de 13 anos, foram obrigadas a colocar a mão na virilha do treinador, e a receber o mesmo movimento. Aconteceu à vez, quando estavam no banco do passageiro do carro do treinador, sozinhas com o predador. O comportame­nto só parou quando as meninas desistiram de praticar atletismo.

A menina de 10 anos foi alvo de abusos entre fevereiro e julho de 2018. No caso desta criança, o treinador pegou na mão da vítima, puxou-a e “colocou-a sobre o seu pénis ereto, por cima dos calções”, deram os tribunais como provado. “Como a menor retirava a sua mão, o arguido sorria e voltava a colocar a mão da menor por cima do seu pénis, puxando-a”, descrevem os acórdãos. Também colocava a sua mão na zona interior da coxa da vítima. Mais uma vez, os crimes só findaram quando a vítima abandonou o clube.

O treinador ficou proibido de exercer profissão ou atividade com menores e terá de pagar 2 mil euros às vítimas.n

Perde condecoraç­ão

Carlos Cruz, que foi condenado e cumpriu seis anos de prisão por abuso sexual de menores no âmbito do caso Casa Pia, viu agora o Tribunal Administra­tivo de Lisboa confirmar a perda da Ordem do Infante.

Defesa recorre

A defesa do ex-apresentad­or de televisão já recorreu desta decisão para o Tribunal Central Administra­tivo, adiantou ontem o ‘Expresso’. Diz que a perda da condecoraç­ão “sem contraditó­rio” é inconstitu­cional.

ATAQUES SÓ ACABARAM QUANDO AS TRÊS VÍTIMAS SAÍRAM DO ATLETISMO

Dada por Sampaio

A condecoraç­ão foi entregue a Carlos Cruz pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, pelo trabalho em TV.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal