Correio da Manhã Weekend

11,5 milhões

- BOLETIM CLÍNICO Ricardo Baptista Leite

Os profission­ais de saúde continuam, dia e noite, a cuidar dos portuguese­s. Heróis de bata que só no ano de 2021 já fizeram mais de 11,5 milhões de horas extra para tratarem daqueles que mais precisam da sua ajuda. Para recompensa­r este esforço, é preciso mais do que reconhecim­entos demagogos. É, pois, preciso valorizar as suas carreiras e, consequent­emente, as suas condições de trabalho. Nos primeiros cinco meses do ano, foram cerca de 231 os médicos que deixaram o Serviço Nacional de Saúde, numa prova clara de que é preciso fazer mais para não deixar fugir o bem mais precioso de um sistema que se quer universal – os seus profission­ais.

NÃO FALHAR SIGNIFICA PREPARAR

O INVERNO E A VACINAÇÃO DA GRIPE

Além do problema crónico de falta de médicos de família em diversos pontos do país, só conseguire­mos curar os desafios do SNS, se projetarmo­s com ousadia novas soluções.

Não podemos continuar a falhar no planeament­o de um setor tão importante como o da saúde.

Não falhar significa planear o inverno e a vacinação da gripe. Não falhar, significa apostar na segurança dos profission­ais, que mais do que promessas de botões de emergência, durante a espuma dos dias, precisam de respostas concretas. Os profission­ais continuarã­o a fazer horas extra porque não se recusam a cuidar de Portugal. Quem planeia tem de ter o mesmo objetivo.n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal