Correio da Manhã Weekend

Olimpíadas dividem o público japonês

- TINTA POR UMA LINHA José Jorge Letria TEXTOS ESCRITOS COM A ANTIGA GRAFIA

As Olimpíadas de 2020, com um ano pandémico de atraso, estão a decorrer, envoltas numa controvérs­ia que deixa o Japão muito dividido. São muitos os japoneses, num país hiperdesen­volvido, que consideram que os Jogos Olímpicos não deveriam ter-se realizado nas actuais condições sanitárias. Os portuguese­s têm uma representa­ção de muita qualidade e estão a esforçar-se para não trazerem apenas diplomas de participaç­ão. Merecem muito mais. Telma Monteiro infelizmen­te já ficou pelo caminho.

Esta edição dos Jogos é a mais cara de sempre e já deixou as portas abertas, com

EM TÓQUIO NÃO

FALTA QUEM PERGUNTE PARA QUE

SERVEM OS JOGOS

o apoio e a presença de Emmanuel Macron, para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Entretanto, muito vai acontecer no mundo, com destaque para os flagelos provocados pelo gravíssimo desequilíb­rio climático.

Em Tóquio, no meio da tensão que também é política e mediática, não falta quem pergunte para que servem os Jogos com as caracterís­ticas dos da actual edição. É mau sinal. Em Paris já se fazem contas para se poder imaginar como irão ser já depois da eleições presidenci­ais, que levantam questões fundamenta­is em relação ao futuro da França, da democracia e da Europa.n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal