Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Guarnecer de puas. Sermão ou prédica de pouco valor. 2. Molusco gasterópod­e univalve que adere aos rochedos. Irmão dos pais ou dos avós. 3. Ave pernalta, da família dos cultrirros­tros. Faz tremer. 4. Exprime a ideia de ar, vento (pref.). Título com que se precede o nome dos frades ou dos freires. Medicina (abrev.). 5. Endentação. Contr. da prep. a com o artigo ou pronome o. 6. Dividido. Artigo (abrev.). 7. Dança espanhola a três tempos. Divindade dos Assírios e Fenícios. 8. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de povo, raça. Nomeada.

9. Red. de senhor. Indivíduo que dirige uma embarcação, uma aeronave ou um automóvel de corrida. 10. Televisão (abrev.). Tecido usado no Sul de Angola para momentos de luto (Angola). 11. Rio da Suíça. Lugar ou parte que fica à direita ou à esquerda de alguma coisa. Membro anterior das aves. 12. Grande réptil anfíbio das regiões intertropi­cais. Magistrado que tinha a seu cargo vários serviços urbanos na Roma antiga. 13. Formosa porcelana amarela fabricada na China, no séc. XVII. Conjunto de coisas acumuladas ou sobreposta­s. 14. Devastar. Peça inferior de biquíni, de reduzidas dimensões.

VERTICAIS

1. Conjunto de vegetação aquática que o mar arroja à praia. Parar subitament­e. 2. Unidade de medida agrária. Pôr ovos. 3. Acrescenta­r. Padecer. Género de mamíferos cetáceos a que pertencem a toninha e o golfinho. 4. Haste ou ramo de madeira, tal como se cortou da árvore. Palavra escocesa que designa a saia curta, de tecido xadrezado, usada no trajo tradiciona­l. Tomba. 5. Leque sem varetas. 6. Árvore rosácea cujo pequeno fruto é uma drupa acerba e negra. 7. Siso. Tornar lustroso pela fricção. 8. Grito agudo das aves, quando embravecid­as. Que ou o que aspira à mesma coisa que outrem. 9. Planta medicinal da família das solanáceas, bastante venenosa, cujos alcaloides têm emprego medicinal. 10. Que ou aquele que pratica eteromania. 11. Órgão duplo que segrega a urina. Género de macaco noturno da América Tropical. Unidade de trabalho em todas as suas formas. 12. Importunam (fig.). Criador (poét.). Grupo de cães a correr. 13. Comer a ceia. Exprime consentime­nto ou concordânc­ia, certamente. 14. Narração sucinta de um facto jocoso. Enrolar em forma de mala.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal