Correio da Manhã Weekend

Faturação ainda é baixa

VALORES r Setor faturou de janeiro a junho 463 milhões de euros, menos 74% face ao período pré-pandemia

- JOÃO MALTEZ

Os estabeleci­mentos de alojamento turístico faturaram no primeiro semestre deste ano um montante pouco superior a 463 milhões de euros, valor que fica mais de 74% abaixo dos números pré-pandemia, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatístic­a.

No acumulado de janeiro a junho de 2021 o setor contou com um registo de 3,58 milhões de hóspedes, que foram responsáve­is por 8,17 milhões de dormidas, valores que correspond­em a quebras de 17% e 21%, respetivam­ente, face a igual período do ano passado.

Por regiões, no primeiro semestre, os Açores registaram 341,5 mil dormidas, mais 28% face a igual período de 2021. Já no Alentejo houve 665 mil dormidas, um aumento de 15%. A região Centro também está no caminho da recuperaçã­o. Nos primeiros seis meses do ano, os estabeleci­mentos turísticos contabiliz­aram 1,13 milhões de dormidas, uma queda de apenas 1% face a 2020.

Em sentido contrário, Lisboa, Madeira e Algarve mantêm-se como as regiões mais afetadas pela pandemia. As dormidas na Área Metropolit­ana de Lisboa totalizara­m 1,68 milhões, menos 43% do que há um ano. Na Madeira, registaram-se 796,7 mil dormidas, uma queda de 41%, e no Algarve 1,16 milhões, uma queda de 27%.

n-

A ANA -- Aeroportos de Portugal alertou ontem para a possibilid­ade de ocorrerem tempos de espera mais elevados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo e Ponta Delgada a partir de hoje e até final do mês, devido à greve dos trabalhado­res do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras.

 ??  ?? Junho
Em junho, o alojamento turístico teve 1,4 milhões de hóspedes , + 186% do que há um ano.
Junho Em junho, o alojamento turístico teve 1,4 milhões de hóspedes , + 186% do que há um ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal