Correio da Manhã Weekend

PÚBLICO REGRESSO A M

SÁBADO

- JOÃO MONIZ 14 AGOSTO 2021

IAansiedad­e era muita. A expectativ­a também. Ao longo de quase um ano e meio, com exceção de cerca de uma dezena de testes-piloto que envolveram a seleção nacional, alguns jogos da II Liga, as equipas nas provas da UEFA e o Santa Clara nos Açores, os estádios estiveram vazios.

No fim de julho chegou a notícia tão aguardada pelos agentes desportivo­s e pelos adeptos: as bancadas podiam reabrir, ainda que limitadas a um terço da sua lotação. Os clubes queriam mais mas tiveram de se contentar com os 33% definidos. Também por isso causou surpresa a adesão aquém do esperado.

Depois dos jogos da 2ª fase da Taça da Liga e da Supertaça Cândido de Oliveira não terem esgotado a capacidade dos recintos onde esses jogos decorreram, o mesmo aconteceu nos nove campos que acolheram a 1ª jornada da Liga. Quem esteve mais perto de atingir esse desiderato foi o FC Porto, e o Sporting ficou muito longe. Nem a visita do Benfica ao Minho encheu o pequeno estádio do Moreirense.

A pergunta ecoou pelos corredores dos gabinetes onde o regresso do público foi tão reivindica­do e também motivou conversas de café: o que correu mal para os estádios não estarem cheios? A resposta divide-se em duas partes.

A Covid é a principal responsáve­l, garantem ao Correio Sport vários dirigentes. A burocracia para assistir ao vivo a um jogo de futebol nos dias que correm é mais do que muita (ver lista ao lado). E boa parte da população ainda receia grandes aglomeraçõ­es e estar num estádio com milhares de desconheci­dos ainda será encarado como um comportame­nto de risco.

E depois há o Cartão do Adepto. Em teoria criado para combater comportame­ntos ilegais (ver texto secundário), na prática está a fazer com que largos setores das bancadas fiquem vazios, devido à fraca adesão ao documento.n

MENOR ADESÃO TEM SIDO TEMA RECORRENTE

NOS GABINETES DO PODER

 ??  ?? Dragão recebeu 15 429 pessoas na ronda inaugural do campeonato, quando tinha um total de 16 510
lugares disponívei­s
Dragão recebeu 15 429 pessoas na ronda inaugural do campeonato, quando tinha um total de 16 510 lugares disponívei­s
 ??  ?? Filas junto ao estádio do FC Porto, antes da partida com o Belenenses SAD, mostram como as regras podem complicar a ida ao futebol
Filas junto ao estádio do FC Porto, antes da partida com o Belenenses SAD, mostram como as regras podem complicar a ida ao futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal