Correio da Manhã Weekend

Militantes Talibãs estão a 40 km da capital afegã

AVANÇO r Talibãs conquistam mais três capitais provinciai­s e tomam posições nos acessos a Cabul PREOCUPAÇíO r Presidente afegão “em conversaçõ­es urgentes” para travar ofensiva

- RICARDO RAMOS

Aofensiva-relâmpago dos Talibãs já chegou às portas de Cabul. Os militantes tomaram ontem a cidade de Pul-e-Alam, capital da província de Logar e um dos principais acessos à capital afegã, e há notícias de combates junto a Maidan Shar, a escassos 40 quilómetro­s da sede do governo afegão. Mazar-e-Sharif, a principal cidade do Norte do país, também já está nas mãos dos Talibãs.

Um membro do conselho provincial disse à Reuters que os Talibãs tomaram Pul-e-Alam quase sem encontrar

EUA ENVIAM TRÊS MIL MILITARES PARA AJUDAR RETIRADA DE DIPLOMATAS

resistênci­a. O controlo da cidade, situada a 70 km de Cabul, dá aos Talibãs uma base para lançar o assalto à capital, que poderá estar por dias. Os militantes tomaram ainda as capitais dos distritos de Paktika e Kunar.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, falou sexta-feira ao país, garantindo estar em

“conversaçõ­es urgentes” com líderes locais e parceiros internacio­nais para tentar travar a ofensiva dos militantes e garantir que esta guerra “imposta ao povo” não causa mais mortes. “A prioridade é evitar mais instabilid­ade, violência e deslocaçõe­s forçadas de pessoas”, afirmou Ghani, que elogiou a “coragem” das tropas afegãs mas não fez qualquer referência à exigência dos Talibãs para que se demita como condição para iniciar negociaçõe­s sobre um cessar-fogo.

Entretanto, cerca de três mil militares americanos começaram este fim de semana a chegar ao país para ajudar na retirada de pessoal diplomátic­o.n

 ??  ?? Militantes Talibãs na cidade de Herat, uma das capitais provinciai­s afegãs tomadas na última semana
Militantes Talibãs na cidade de Herat, uma das capitais provinciai­s afegãs tomadas na última semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal