Correio da Manhã Weekend

Inquilinos pagam 3,5 mil milhões em rendas a senhorios

PROPRIETÁR­IOS r Cerca de 7,4 milhões de recibos eletrónico­s de renda emitidos em 2020, mais 48 mil face a 2019 SUBIDA r Fisco contabiliz­ou três milhões de contratos de arrendamen­to no ano passado

- JOÃO MALTEZ

As famílias portuguesa­s com contratos de arrendamen­to registados nas Finanças pagaram, no seu conjunto, cerca de 3,5 mil milhões de euros em rendas em 2020, de acordo com informação avançada ao CM pela Autoridade Tributária (AT). A subida face ao ano transato foi superior em 119,6 milhões de euros, o correspond­ente a mais 3,5%.

A explicação para esta subida prende-se, essencialm­ente, com o aumento do número de contratos registados junto do Fisco pelos proprietár­ios de imóveis arrendados, já que em 2019 eram cerca de 2,8 milhões, enquanto no ano passado ultrapassa­ram os três milhões.

A obrigatori­edade do registo e da emissão de recibos eletrónico­s (existem exceções, ver caixa nesta página) permitem aferir os grandes números do mercado de arrendamen­to nacional. Segundo a Autoridade Tributária, os senhorios emitiram no ano passado cerca de 7,4 milhões de recibos, um acréscimo superior a 48 mil em comparação com 2019.

O valor global desses recibos ultrapasso­u os 3,5 mil milhões de euros em 2020. Se dividirmos esse montante pelo total dos recibos emitidos teremos um valor médio da renda mensal paga a atingir os 465 euros. Este valor correspond­e a uma subida de 13 euros no espaço de um ano, já que em média cada recibo eletrónico teve um ano antes o valor de 452 euros.

Dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, também com origem nos registos da Autoridade Tributária, mostram que a tendência de subida dos preços dos novos arrendamen­tos se está a manter em 2021.

No primeiro trimestre deste ano houve uma quebra de novos contratos a nível nacional face a igual período de 2020, na ordem dos 6,5% (19 472 novos registos), e ocorreu um aumento dos valores em 5,5%, para 5,80 euros por metro quadrado, contra 5,50 euros um ano antes.n

RENDA MENSAL MÉDIA EM 2020 FOI DE 465 EUROS, DE ACORDO COM DADOS DA AT

 ??  ?? Há menos contratos no início deste ano, mas com rendas mais caras
Há menos contratos no início deste ano, mas com rendas mais caras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal