Correio da Manhã Weekend

Pandemónio mundial

- TIAGO REBELO JORNALISTA

As notícias que vimos na televisão ao longo desta semana deixaram-nos a impressão de que o Mundo está um pandemónio descontrol­ado. Em Cabul, multidões em pânico agarravam-se a um avião na pista e pessoas caíam do céu depois deste levantar voo.

Entretanto, as atenções mundiais desviaram-se da pandemia e das alterações climáticas. Em Portugal, o Sul do País ardia, mas o ministro da Administra­ção Interna esteve desapareci­do do combate às chamas.

Já a ministra da Saúde apareceu para anunciar que atingimos o mítico número dos 70% de vacinados com duas doses, que antes da variante Delta significav­a a imunidade de grupo, mas agora já não. A ministra lembra sim - e bem - que é preciso um esforço para ajudar a vacinação nos PALOP, porque nenhum país estará a salvo enquanto não estiverem todos vacinados. Mas Portugal precisa de fazer muito mais para ajudar os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor. A situação aconselha mesmo a uma operação de ajuda em grande escala. Quanto mais não seja por termos uma oportunida­de única para fortalecer as relações de amizade com todos eles.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal