Correio da Manhã Weekend

Vacinas da gripe para 2,24 milhões

OUTUBRO r Campanha de vacinação arranca daqui a seis semanas

- EDGAR NASCIMENTO

Acampanha de vacinação da gripe arranca no início de outubro e este ano há 2,24 milhões de doses disponívei­s no Serviço Nacional de Saúde, anunciou ontem a Direção-Geral da Saúde. Em relação ao inverno passado, são mais 146 mil doses (um aumento de 7 por cento).

Os grupos prioritári­os serão os primeiros a ser inoculados com a vacina: utentes de lares residencia­is, serviços de apoio domiciliár­io, centros de acolhiment­o temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuado­s Integrados. Profission­ais de saúde e grávidas, também considerad­os prioritári­os, integram igualmente a primeira fase de vacinação.

De acordo com a DGS, as vacinas disponívei­s em Portugal são tetravalen­tes, ou seja, incluem quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B). No SNS, a vacina é gratuita para utentes com 65 ou mais anos, para residentes ou internados em instituiçõ­es, para profission­ais de saúde e bombeiros, e também para pessoas de grupos de risco (ver caixa). A vacina também pode ser adquirida na farmácia, mediante receita médica, com compartici­pação de 37%. Há duas vacinas disponívei­s, com preços de 11,90 euros e 14,10 euros por frasco/dose. Após a aquisição, a vacina deve ser administra­da o mais rápido possível. Caso tenha de ficar guardada em casa, deverá ser preservada no frigorífic­o. Segundo o Boletim de Vigilância Epidemioló­gica da Gripe, do Instituto Ricardo Jorge, na época 2020/2021 os laboratóri­os da Rede Portuguesa de Laboratóri­os para o Diagnóstic­o da Gripe notificara­m 58 763 casos de infeção respiratór­ia, mas a gripe foi residual – de outubro a maio não se registaram mortes provocadas pela gripe.n

GRUPOS PRIORITÁRI­OS INCLUEM UTENTES DE LARES E GRÁVIDAS

 ??  ?? Serviço Nacional de Saúde tem mais 146 mil doses para administra­r à população portuguesa este ano
Serviço Nacional de Saúde tem mais 146 mil doses para administra­r à população portuguesa este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal