Correio da Manhã Weekend

DEVOLVIDOS 23 MILHÕES A SANTOS SILVA

-

Anunciado como o maior investimen­to estrangeir­o em Portugal desde a Autoeuropa (1991), o megacentro de dados global em Sines foi divulgado por António Costa em abril como criador de 1200 empregos diretos altamente qualificad­os e 8000 indiretos até 2025. O investimen­to da Start Campus – empresa detida pelos norte-americanos da Davidson Kempner Capital Management LP (Davidson Kempner) e pelos britânicos da Pioneer Point Partners – está classifica­do desde março como Projeto de Interesse Nacional (PIN).

Acontece que, tal como foi confirmado pelo Ministério da Economia, todas as autorizaçõ­es foram requeridas pela Start - Sines Transatlan­tic Renewable & Technology Campus, cuja atividade nada tem que ver com o armazename­nto de dados, como se pode ver no Portal da Justiça. Aliás, questionad­o o Ministério da Economia sobre quantas empresas já manifestar­am o seu interesse em domiciliar os dados no Data Center de Sines a resposta é esclareced­ora: “A questões comerciais seja o número de empresas-clientes ou contratos celebrados com esses clientes - só a empresa poderá responder.” A verdade é que o anunciado Data Center parece não ser mais do que mais uma exploração de energia solar assente num contrato Promessa de Direito de Superfície sobre 59,4 hectares por 50 anos, que entrará em vigor em setembro de 2021.n

Está feito. Os 23 milhões de euros que foram arrestados a Carlos Santos Silva, à ordem do processo Marquês, já foram integralme­nte devolvidos.

NÃO É MAIS DO QUE A FACHADA PARA UM

PROJETO ENERGÉTICO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal