Correio da Manhã Weekend

Aretha, o respeito e a cidadania

- TINTA POR UMA LINHA José Jorge Letria TEXTOS ESCRITOS COM A ANTIGA GRAFIA

Aretha Franklin, nascida em 1942 e falecida em 2018, foi a grande voz da “soul” e uma das mais importante­s e mobilizado­ras cantoras populares do século XX. Ainda teve oportunida­de de assistir ao arranque da produção de “Respect”, o filme biográfico que a retrata no auge da sua carreira de décadas. Filha de um pastor com intensa actividade política e religiosa, deu-se com Martin Luther King e com a estrutura de liderança do movimento que se bateu pelo reconhecim­ento da importânci­a dos direitos civis nos Estados Unidos, objectivo que o Presidente Johnson viria a cumprir parcialmen­te.

“RESPECT” CELEBRA O EXEMPLO ARTÍSTICO

E POLÍTICO DE ARETHA FRANKLIN

“Respect” é um exemplar filme biográfico, com a excelente Jennifer Hudson no papel de Aretha e com realização de Liesl Tommy.

Aretha Franklin tornou-se, ainda nos anos sessenta, em plena Guerra do Vietname, a par de Bob Dylan e dos “Doors”, entre muitos outros, a voz de referência para quem entendia que a democracia não pode tolerar o racismo. Aretha foi educada para ser uma grande estrela e conviveu com figuras como Ella Fitzgerald e Duke Ellington, entre outros. Este filme celebra o seu exemplo artístico e também político.n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal