Correio da Manhã Weekend

120 MIL JOVENS DOS 12 AOS 15 VACINADOS NUM DIA

ENCHENTES r Primeira data destinada a adolescent­es dos 12 aos 15 anos com afluência elevada a centros de vacinação ‘TASK FORCE' r Gouveia e Melo “emocionado” afirma que ainda há muito a fazer antes de decidir 3ª dose

- MANUEL JORGE BENTO* *COM F.V./C.C.

Dados da ‘task force’ indicam que cerca de 120 mil jovens, de norte a sul do País, receberam ontem a vacinação contra a Covid-19, superando as previsões, uma vez que estavam agendados, para o fim de semana, 110 mil inoculaçõe­s.

“Penso que não é importante, é mesmo muito importante vacinarmo-nos! Previne a doença nos alunos, nos professore­s, nos auxiliares e outros funcionári­os de escolas, infantário­s e faculdades. E não dói!”. Eduardo Matos, 14 anos, foi vacinado ontem em Gondomar e foi um dos 120 mil jovens entre 12 e 15 anos de todo o País com vacina agendada para este fim de semana. Perante a elevada afluência de adolescent­es à inoculação, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenado­r da ‘task force’, foi perentório, em Alcabidech­e: “O que posso dizer? Estou emocionado.”

Muitos pais aconselhar­am-se com pediatras e reconhecem algumas dúvidas na hora de dar o consentime­nto à vacinação. O bem da saúde pública falou mais alto. “Não tive qualquer dúvida. Mal abriu o agendament­o, tentei logo marcar para a minha filha [Inês, de 12 anos] vir tomar a vacina”, revelou ao CM Luís Pinho.

Em Braga, o ritmo de vacinação foi de 300 vacinas por hora, com um tempo de espera a não atingir 30 minutos. No primeiro fim de semana destinado a vacinar crianças entre os 12 e os 15 anos, prevê-se sete mil inoculaçõe­s apenas no centro de vacinação da capital do Minho.

Com a nova fase de desconfina­mento a entrar amanhã em vigor, a administra­ção de uma terceira dose é ainda uma incógnita no continente – os Açores preparam-se para inocular de novo os mais vulnerávei­s. Gouveia e Melo diz que, antes, há muito a fazer: “Ainda temos de dar um milhão de primeiras doses, depois vêm as segundas para termos a percentage­m de elegíveis praticamen­te feita. Isso deverá retirar todo o espaço de manobra ao vírus e esperamos que se manifeste a imunidade de grupo. Depois, a Direção-Geral da Saúde decidirá sobre a terceira dose. Estamos a acabar um processo de emergência nacional, com o esforço de todos”, disse.n

PAIS ACONSELHAR­AM-SE COM PEDIATRAS ANTES DA VACINAÇÃO DOS FILHOS

BRAGA PREVÊ INOCULAR SETE MIL MENORES SÓ NESTE FIM DE SEMANA

 ??  ?? Afluência à vacinação dos
12 e 15 anos superou expectativ­as da ‘task force’
Afluência à vacinação dos 12 e 15 anos superou expectativ­as da ‘task force’
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal