Correio da Manhã Weekend

ESPECIAL: SÓCRATES. ANTIGO PRIMEIRO-MINISTRO ENCONTROU-SE COM LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEFF EM SÃO PAULO, BRASIL.

José Sócrates passou as duas primeiras semanas de agosto em São Paulo, reuniu com Lula da Silva na sede do PT e almoçou com Dilma Rousseff Início do julgamento de Sócrates e Santos Silva deverá demorar ainda vários meses

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

José Sócrates encontrou-se com Lula da Silva e Dilma Rousseff, ex-presidente­s do Brasil, em São Paulo, no início deste mês. O ex-primeiro-ministro esteve de férias no Brasil nas duas primeiras semanas de agosto. O encontro de Sócrates com Lula da Silva indica que o ex-primeiro-ministro mantém uma relação próxima com o ex-presidente do Brasil, cuja amizade remonta aos tempos em que ambos exerceram os cargos nos respetivos países.

Sócrates encontrou-se com os dois ex-presidente­s do Brasil em momentos separados: o ex-primeiro-ministro teve, segundo a edição de ontem do ‘Expresso’, um encontro com Lula da Silva na sede nacional do Partido dos Trabalhado­res (PT), e almoçou com Dilma e outras personalid­ades do PT, no dia 8 de agosto, no restaurant­e o Gero, um dos restaurant­es de São Paulo frequentad­os por políticos e jornalista­s. Sócrates foi também visto a correr na Av. Paulista.

Antes destas férias no Brasil, Sócrates estivera pela última vez neste país em dezembro de 2019, quando compareceu no lançamento de um livro de Lula da Silva. Em 2013, Lula esteve também em Portugal no lançamento do primeiro livro de Sócrates. Nos últimos tempos, houve sinais de que Sócrates, Lula e Dilma mantêm uma relação próxima. Dilma escreveu o prefácio do livro lançado este ano por Sócrates, que tem como tema a Operação Marquês.

No processo Marquês, o ex-primeiro-ministro foi pronunciad­o, em abril deste ano, para ir a julgamento pelos crimes de branqueame­nto de capitais e falsificaç­ão de documentos. Por estes crimes foi pronunciad­o também o amigo Carlos Santos Silva. Segundo a decisão instrutóri­a, o ex-primeiro-ministro terá recebido de Santos Silva 1,72 milhões de euros. Na decisão instrutóri­a, o juiz considerou que estas verbas não configuram o crime de corrupção, por estar prescrito.

Da Operação Marquês foi extraída uma certidão sobre esta pronúncia e aberto um processo autónomo. A juíza deste novo processo, Margarida Alves, decidiu, em junho, que a defesa e o Ministério Público devem esgotar as possibilid­ades de recurso. Desta forma, o início do julgamento de Sócrates e Santos Silva deverá demorar ainda vários meses.n

SÓCRATES, LULA E DILMA MANTÊM UMA RELAÇÃO DE PROXIMIDAD­E

 ??  ?? Lula e Sócrates têm uma relação de amizade há mais de uma década
Lula e Sócrates têm uma relação de amizade há mais de uma década
 ??  ?? Dilma Rousseff, ex-presidente
Dilma Rousseff, ex-presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal