Correio da Manhã Weekend

AMEAÇA EUA CONSIDERAM ELEVADO O RISCO DE NOVO ATAQUE

O presidente Biden recebeu alertas sobre planos para novos ataques nos dias que faltam até à retirada total após 20 anos de guerra

- F. J. GONÇALVES

CASA BRANCA DIZ QUE A MISSÃO ENTROU AGORA NA FASE MAIS PERIGOSA

Em Cabul contam-se ainda os cadáveres das vítimas do atentado de quinta-feira no aeroporto e já as preocupaçõ­es se centram no sério risco de novos ataques nos dias finais da retirada das forças multinacio­nais, que termina no dia 31. Mas, apesar das promessas de Joe Biden e dos aliados da NATO, milhares de afegãos que ajudaram o esforço de guerra vão ser deixados para trás.

Os números atualizado­s de vítimas davam ontem conta de pelo menos 79 afegãos mortos, a que se somam 13 militares dos Estados Unidos e três britânicos, um deles uma criança.

Mas pode haver novo massacre. “Os próximos dias desta missão serão o período mais perigoso até à data”, alertou ontem Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, após uma reunião de emergência do presidente dos EUA com responsáve­is militares e de segurança.

Já na noite de quinta-feira o general Frank McKenzie, chefe do comando central dos EUA, alertava para novos riscos. McKenzie referiu especifica­mente a possibilid­ade de ataques com rockets, visando a multidão ou os aviões, e atentados com carros armadilhad­os. “Estamos a fazer tudo o que podemos para estar preparados”, afirmou, acrescenta­ndo que há trocas de informaçõe­s com os talibãs. “Alguns ataques foram evitados por eles”, admitiu.

O massacre no aeroporto foi levado a cabo pelo ISIS-K, aliado do Daesh na região e inimigo dos talibãs, e visou a multidão que se aglomera no local à espera de lugar num avião. Novos dados dão conta de que houve apenas uma explosão e não duas, como se pensava inicialmen­te.

Ontem, os postos de controlo dos radicais nos acessos ao aeroporto foram reforçados depois de os norte-americanos redobrarem cuidados e retomarem a

evacuação. Apesar do ataque, na quinta-feira foram retiradas 12 500 pessoas do país. Mas muitos vão ficar. O Reino Unido admitiu que 1100 colaborado­res afegãos não serão retirados e a Alemanha deixa para trás 5 mil. Os EUA têm igualmente 5400 ainda à espera. Mas, mesmo que esses viagem a tempo, ficarão para trás mais de 70 mil colaborado­res afegãos dos EUA e os seus familiares.n

 ??  ?? FALTAM QUATRO DIAS PARA O FINAL DA OCUPAÇÃO
Os talibãs reforçaram o dispositiv­o de segurança nos acessos ao aeroporto
FALTAM QUATRO DIAS PARA O FINAL DA OCUPAÇÃO Os talibãs reforçaram o dispositiv­o de segurança nos acessos ao aeroporto
 ??  ??
 ??  ?? Local atacado pelo bombista suicida do ISIS-K pouco antes das explosões. Após as detonações, a zona ficou pejada de corpos mutilados. As mulheres e crianças não foram poupadas.
Local atacado pelo bombista suicida do ISIS-K pouco antes das explosões. Após as detonações, a zona ficou pejada de corpos mutilados. As mulheres e crianças não foram poupadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal