Correio da Manhã Weekend

Confirmada pena de morte a jovem racista

MASSACRE r Matou nove pessoas aos 21 anos e nunca mostrou arrependim­ento APELO r Tem agora 27 e perdeu recurso em tribunal. Juízes consideram que a sentença não reflete o horror dos crimes

- MANUELA GUERREIRO* *COM LUSA

Um tribunal federal dos Estados Unidos manteve a pena de morte a Dylann Roof, de 27 anos, que matou nove negros numa igreja de Charleston, na Carolina do Sul, em 2015. O painel de três juízes que analisou o apelo de Roof criticou a sentença do tribunal distrital, que condenou o supremacis­ta branco em 2017, por ter abusado da discrição e não refletir o total horror do crime.

O norte-americano Dylann Roof, então com 21 anos, professou ódio aos negros e não mostrou arrependim­ento durante o

VÍTIMAS ESTAVAM NA IGREJA NUMA AULA DE ESTUDO BÍBLICO

julgamento. Na sua declaração final, disse que continuava a “sentir que o tinha de fazer”.

Os três juízes do 4º Circuito Federal de Recursos de Richmond, no estado norte-americano da Virgínia, decidiu por unanimidad­e contra Roof. “Nenhum registo frio ou análise cuidadosa de precedente­s pode capturar todo o horror do que Roof fez”, escreveram os juízes, concluindo que os “seus crimes o qualificam para a pena mais severa que uma sociedade justa pode impor”.

No recurso, os advogados argumentar­am que o condenado foi erradament­e autorizado a representa­r-se a si próprio, o que impediu o júri de ouvir provas sobre o seu estado mental.

Dylann Roof disparou contra nove membros da congregaçã­o negra da Carolina do Sul, na Igreja Metodista Episcopal Emanuel, que participav­am numa aula de estudo bíblico. Terá sido um antigo professor que advoga a separação de raças, Paul Fromm, a inspirar Roof.n

 ??  ?? Dylann Roof durante o julgamento em 2017. Tem agora 27 anos e perdeu o último recurso
Dylann Roof durante o julgamento em 2017. Tem agora 27 anos e perdeu o último recurso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal