Correio da Manhã Weekend

‘Taxa Netflix’ rende 1,2 milhões de euros

MEDIDA r Decreto que entra em vigor em janeiro cria imposto de 1% sobre plataforma­s de streaming OBRIGAÇÕES r Netflix, HBO e Disney, entre outras, têm de investir em séries e filmes de Portugal

- DUARTE FARIA

OEstado prevê arrecadar cerca de 1,2 milhões de euros com a chamada ‘taxa Netflix’, prevista na nova Lei do Cinema (entra em vigor em janeiro de 2022). A expectativ­a aponta ainda para que, por cada euro de investimen­to, haja quatro vezes mais de retorno para a economia. A previsão é do Instituto do Cinema e do Audiovisua­l (ICA), para o qual reverte o produto da cobrança.

O decreto-lei que regulament­a a nova lei foi publicado esta semana em Diário da República

YOUTUBE PAGA TAXA DE 4% SOBRE TRANSMISSíO DE PUBLICIDAD­E

e prevê a criação de uma taxa de 1% sobre proveitos das plataforma­s de streaming a operarem em Portugal, como são os casos das gigantes Netflix, HBO, Amazon, Apple TV+ e Disney+.

Estes serviços terão também obrigações de investimen­to em produção em cinema e audiovisua­l em Portugal, nomeadamen­te séries e filmes, à semelhança do que já acontece com outros operadores, como os canais de televisão ou as operadoras de telecomuni­cações. Se não for possível apurar o valor dos “proveitos relevantes”, pagam uma taxa anual de um milhão de euros e a obrigação de investimen­to é fixada em 4 milhões. O decreto-lei estabelece ainda que a liquidação da taxa anual é feita pelos operadores “até ao dia 30 de abril do ano seguinte”.

A nova legislação prevê ainda que a atual taxa de exibição de 4%, sobre transmissã­o de publicidad­e em canais de TV, e cuja cobrança reverte para o ICA e Cinemateca, passará a abranger também os serviços de plataforma­s de partilha de vídeos, como o YouTube.

 ??  ?? Plataforma­s de streaming vão ter de produzir séries em Portugal, tal como já acontece com operadores nacionais
Plataforma­s de streaming vão ter de produzir séries em Portugal, tal como já acontece com operadores nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal