Correio da Manhã Weekend

JUSTICA APERTA CERCO A LUVAS NO FC PORTO

PJ FAZ BUSCAS NO PORTIMONEN­SE E EM CASA DE ACIONISTA

- TÂNIA LARANJO

DRAGÕES PAGARAM COMISSÃO DE 1,49 MILHÕES EMPRESÁRIO PEDRO PINHO RECEBEU 333 MIL EUROS

Émais um negócio sob suspeita das autoridade­s que passam agora a pente fino o mundo das transferên­cias do futebol. Uma comissão paga a Pedro Pinho - o empresário que está a ser investigad­o no âmbito do processo Cartão Vermelho e que pode deixar o FC Porto em maus lençóis.

Está em causa o negócio que envolveu Zé Luís, comprado ao Spartak Moscovo, em junho de 2019, e cujo passe foi vendido no ano seguinte ao Lokomotiv, também de Moscovo.

O valor de aquisição do passe foi de 10 749 375 euros e nas contas do clube aparecem registados encargos adicionais de 1 496 604 euros.

Neste último bolo está a comissão do agente que mediou o negócio, o que levou a que o custo total do passe do atleta fosse de mais de 12 milhões.

As contas dos azuis-e-brancos não deixam dúvidas. O agente José Fouto, através da agência Socas Investimen­t, Lda., cobrou a comissão, mas mais uma vez voltou a pagar depois a Pedro Pinho. Foram 333 mil euros, acrescidos de IVA, que foram parar às mãos do empresário que está a contas com a Justiça. Há suspeitas de que esses montantes possam ser luvas.

Este é apenas mais um caso que o Ministério Público quer ver esclarecid­o. Também a venda de Fábio Silva, aos ingleses do Wolverhamp­ton, está sob investigaç­ão. O negócio envolveu 40 milhões, mas o FC Porto apenas teve uma mais-valia de 25 milhões.

Aí, o intermediá­rio foi Jorge

Mendes, um dos empresário­s com mais negócios no mundo do futebol, mas mais uma vez foi paga uma comissão a Pedro Pinho. A justificaç­ão oficial é que sem a intermedia­ção daquele empresário o negócio não se fazia, o que não é visto como muito plausível pelas autoridade­s, que defendem que pode haver um esquema de comissões ocultas através de Pedro Pinho.

Recorde-se que, tal como o CM já noticiou, Pedro Pinho está a ser investigad­o no âmbito do processo que também visa Luís Filipe Vieira, tendo sido ele e o empresário Bruno Macedo quem deram origem ao processo que levou à prisão do ex-presidente do Benfica.

O Ministério Público e a Autoridade Tributária pediram mesmo o levantamen­to do segredo bancário do empresário, que agora está debaixo da pressão da investigaç­ão. Foram também feitas escutas telefónica­s e Pedro Pinho arrastou para o processo vários dirigentes azuis-e-brancos, que também são alvos do processo. Dois deles são os administra­dores Fernando Gomes e Luís Gonçalves, de quem Pedro Pinho sempre foi muito próximo.n

EMPRESÁRIO PEDRO PINHO ESTÁ A SER INVESTIGAD­O NO CARTÃO VERMELHO

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDIU LEVANTAMEN­TO DO SEGREDO BANCÁRIO

 ??  ??
 ??  ?? Portimonen­se e FC Porto estão sob suspeitas 1 Pedro Pinho 2 Pinto da Costa, presidente do FC Porto
Portimonen­se e FC Porto estão sob suspeitas 1 Pedro Pinho 2 Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal