Correio da Manhã Weekend

Ofertas de emprego em níveis pré-Covid

BALANÇO r Primeiro semestre de 2021 mostra que houve mais ofertas e colocações através do IEFP CALENDÁRIO r Recuperaçã­o foi mais notória nos meses após o último confinamen­to geral no País

- WILSON LEDO

Onúmero de ofertas e colocações através dos centros de emprego superou, nos primeiros seis meses de 2021, os níveis pré-pandemia. Até junho, os centros do IEFP acumularam 76 250 novas ofertas e 46 805 colocações. O balanço é calculado tendo em conta os dados referentes ao movimento mensal.

São números que ficam acima do primeiro semestre de 2020, já marcado pelos efeitos da pandemia, e sobretudo dos primeiros seis meses de 2019. Nesse ano, ainda longe de desenhar-se a atual crise, registavam-se 70 221 ofertas e 45 556 colocações.

O desempenho positivo nos primeiros seis meses de 2021 é justificad­o sobretudo pela evolução a partir de abril, coincidind­o com a reabertura da economia após um segundo confinamen­to geral no País. Os valores de janeiro a março são até inferiores ao registado nos mesmos meses de 2019 e ainda de 2020, onde os efeitos da pandemia eram ainda pouco notórios.

Quando é calculada uma proporção entre o número de ofertas e de colocações, obtém-se uma ‘taxa de cobertura’ de 61% nos primeiros seis meses de 2021. Este valor é inferior ao calculado para os mesmos períodos de 2019 e 2020. Ou seja, havendo mais vagas disponívei­s, o nível de ocupação não é tão acentuado.

Este resultado pode ser fruto da necessidad­e dos candidatos ponderarem mais, perante um mercado de trabalho mais dinâmico. Até porque houve mais ‘urgência’ no preenchime­nto das vagas durante os meses de maior incerteza devido à pandemia, como abril de 2020 ou janeiro de 2021: com menos ofertas face ao habitual, as taxas de ocupação rondaram os 75%.

Importa apenas ressalvar que os números apresentad­os apenas têm em conta as ofertas de emprego e colocações que foram mediadas pelo IEFP.n

MAIS DE 76 MIL OFERTAS ENTRAM NOS CENTROS DO IEFP DE JANEIRO A JUNHO

 ??  ?? Centros de emprego conseguira­m colocar em novos postos de trabalho quase 47 mil pessoas até junho
Centros de emprego conseguira­m colocar em novos postos de trabalho quase 47 mil pessoas até junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal