Correio da Manhã Weekend

Costaquist­ão socialista

- TIAGO REBELO JORNALISTA

António Costa está a criar a República Socialista do Costaquist­ão, país onde o governo aproveita os milhões da Europa para ganhar eleições. Como ele sublinhou no congresso do PS, os municípios terão um papel central na execução do PRR e, portanto, é fundamenta­l que a maioria dos autarcas em cada região seja do PS. E, para isso acontecer, é necessária uma grande vitória socialista. Depois, o céu é o limite.

Foi assim revelada a fórmula de Costa para o derradeiro assalto ao poder. Mas acicatar a ambição do poder local para ganhar eleições só pode levar ao desperdíci­o dos dinheiros da Europa a médio prazo, se os autarcas começarem a querer evidenciar-se com obra feita.

Os socialista­s, de resto, já mostraram no passado como se deita dinheiro à rua com estádios e autoestrad­as inúteis. Numa pequena amostra do que aí vem, o discreto ministro do Ensino Superior já deu nas vistas ao anunciar três novas escolas de Medicina que - dizem os especialis­tas - não precisamos para nada.

No Costaquist­ão, onde o povo gasta em impostos o que tem e o que não tem, dão-se milhões em bónus aos cobradores do Fisco. E investe-se o dinheiro público com calculismo político.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal