Correio da Manhã Weekend

Algas invasoras na costa algarvia

ESTUDO r Proliferaç­ão de espécies originária­s de outras zonas do Mundo

- JOSÉ CARLOS EUSÉBIO

No mês de agosto verificara­m-se proliferaç­ões de algas na costa Sul do Algarve, incluindo de duas espécies invasoras originária­s de outras zonas do Mundo, de acordo com investigad­ores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universida­de do Algarve, no âmbito do projeto Nutrisafe.

Estes especialis­tas contaram com a colaboraçã­o da população, através da plataforma digital ‘Algas na praia’ - um meio para os banhistas relatarem situações de acumulação excessiva de algas. Foram recebidos cerca de 100 contributo­s.

De acordo com a universida­de, na zona entre Lagos e Olhos de Água (Albufeira) verificara­m-se “proliferaç­ões da alga castanha Rugulopter­ix okamurae, uma espécie invasora originária dos mares da Coreia/Japão”, enquanto de Vilamoura até à praia de Faro constatou-se “o aparecimen­to da alga vermelha Asparagops­is armata”, espécie invasora “originária da Austrália”. Entretanto, entre a ilha da Armona (Olhão) e Vila Real de Santo António imperou a “alga verde Ulva sp., espécie autóctone”.

Segundo o investigad­or Rui Santos, “é muito curioso verificar que não há sobreposiç­ão espacial entre as espécies, indicando diferenças ambientais entre as zonas que determinam o cresciment­o e acumulação de cada espécie”. Conforme é explicado na plataforma ‘Algas na praia’, o aparecimen­to de grandes quantidade­s de algas pode ser “um sinal de desequilíb­rios nos ecossistem­as marinhos”.n

PLATAFORMA DIGITAL PARA BANHISTAS RELATAREM CASOS

 ??  ?? Algas castanhas, que são oriundas da Coreia e Japão, invadiram no mês passado algumas praias do Barlavento algarvio
Algas castanhas, que são oriundas da Coreia e Japão, invadiram no mês passado algumas praias do Barlavento algarvio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal