Correio da Manhã Weekend

MILITARES PORTUGUESE­S

FAZEM TRIAGEM DE REFUGIADOS AFEGÃOS

- FRANCISCA GENÉSIO

Amissão em Cabul foi bastante complexa e exigente até porque o nosso efetivo não era muito grande, tínhamos quatro militares. Houve um atentado pelo meio, junto ao aeroporto, e as condições eram muito difíceis. Ainda assim, foi uma operação com sucesso, já que conseguimo­s tirar 56 cidadãos afegãos de lá”, detalhou ontem ao CM o Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, tenente-general Marco Serronha. As declaraçõe­s acontecera­m no dia em que onze militares portuguese­s partiram para o Kosovo, numa operação de apoio militar à NATO. O tenente-general coordena, a partir de Lisboa, todas as operações. O objetivo da nova missão é ajudar, em conjunto com dezenas de países da Aliança Atlântica, no processo de triagem e recolocaçã­o de centenas de cidadãos afegãos que serão depois reencaminh­ados para outros países.

“Vamos montar um centro de acolhiment­o para refugiados em trânsito. É preciso fazer a validação dos processos de asilo, tratar de questões administra­tivas e burocrátic­as. É um trabalho de apoio e acompanham­ento, até mesmo na questão médico-sanitária porque estas pessoas estão deslocadas e sem condições básicas há muito tempo”, acrescenta o tenente-general Marco Serronha.

Joana Granja, alferes do Exército, saiu da academia militar, em Lisboa, há dois anos. A operação no Kosovo é uma estreia para a militar no que respeita a missões fora do País. “É a minha primeira missão internacio­nal e tenho um orgulho enorme por ter sido destacada. Pelo facto de serem refugiados muçulmanos, há preocupaçõ­es diferentes com a população feminina. É nessa parte que eu vou estar inserida”, contou a alferes Joana Granja.

A duração estimada da missão é de até três meses.n

MILITARES PORTUGUESE­S PARTIRAM ONTEM PARA NOVA MISSÃO NO KOSOVO

 ??  ??
 ??  ?? Partida, ontem, da força que vai, num campo no Kosovo, fazer a triagem dos refugiados afegãos que chegam à Europa
Partida, ontem, da força que vai, num campo no Kosovo, fazer a triagem dos refugiados afegãos que chegam à Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal