Correio da Manhã Weekend

À pequena e à portuguesa

- SÉRGIO A. VITORINO EDITOR DE PORTUGAL

As forças armadas francesas anunciaram que Portugal foi selecionad­o este ano como destino do seu programa de recuperaçã­o de final de missão, que abrangerá seis mil militares. Saídos das operações no estrangeir­o, e antes de chegarem a casa, cada militar terá quatro dias num hotel do Algarve, com tudo incluído, para repouso e descontraç­ão. É uma semaninha de férias pagas - um corte com o combate, para um regresso às famílias de cabeça “mais livre”. Assim se trata o “moral e bem-estar” de quem corre risco em nome das obrigações e compromiss­os do Estado. Para nós também não é mau. Está previsto que nos cofres algarvios fiquem diretament­e 33 milhões de euros.

Por cá, no culminar de um processo negocial da carochinha em volta do subsídio de risco, o Governo teimou e leva a sua avante atribuindo a esmola de menos de 100 €/mês aos polícias que diariament­e arriscam a vida a cumprir a missão que o Estado lhes deu. A vida não tem valor, mas o risco deve ser compensado e os sindicatos exigiam, e bem, quatro vezes mais.

Já aqui havia escrito que o ministro Eduardo Cabrita tinha neste dossiê a hipótese de ficar na história por um bom motivo. Ficou encalhado na oportunida­de.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal