Correio da Manhã Weekend

NORBERTO MOURÃO

CANOÍSTA

- JOÃO MONIZ 05 SETEMBRO 2021

Atleta que perdeu as duas pernas num acidente de moto é o primeiro paralímpic­o português a vencer uma medalha na canoagem. Conquistou o bronze na prova de 200 metros VL2.

Foi arrancar a matar e acabar a morrer, acabei a dar o estoiro, não havia mais nada para dar”, disse ontem Norberto Mourão, depois de ter conquistad­o a medalha de bronze nos Jogos Paralímpic­os de Tóquio, na prova de canoagem de 200 metros VL2.

“A medalha confirma que a aposta de mudar do caiaque para a canoa foi ganha, não só nos resultados europeus e mundiais, mas também na prova mais importante de todas”, disse o canoísta, que lamentou as condições meteorológ­icas: “Voltaram a estar as piores condições para mim, havia vento de frente e do lado esquerdo. Um vento que favoreceu o brasileiro [Paulo Rufino acabou no 1º lugar] e o norte-americano [Steven Haxton foi 2º].”

O 3º lugar de Norberto Mourão motivou os parabéns das principais figuras do Estado. “Mais uma medalha para Portugal!”, escreveu o primeiro-ministro, António Costa. Além de felicitar o atleta, o Presidente da República,

Marcelo Rebelo de Sousa, destacou que é o primeiro pódio para Portugal nesta modalidade em Jogos Paralímpic­os. Este feito “representa o melhor do desporto nacional”, acrescento­u Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República. Já o ministro da Educação, que tutela o Desporto, classifico­u a medalha de Mourão como “brilhante” e disse sentir um “orgulho imenso” do “esforço e compromiss­o”.

Mas se o dia foi de festa na canoagem, o mesmo não se pode dizer do boccia: Portugal fechou o torneio sem qualquer medalha, o que acontece pela primeira vez desde que se estreou na modalidade em 1984.n

BOCCIA SEM MEDALHAS PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A ESTREIA EM 1984

 ??  ??
 ??  ?? Norberto Mourão queixou-se das condições meteorológ­icas durante a prova de ontem, nomeadamen­te o vento
Norberto Mourão queixou-se das condições meteorológ­icas durante a prova de ontem, nomeadamen­te o vento
 ??  ?? Atleta, que perdeu as duas pernas num acidente de moto, com a medalha
Atleta, que perdeu as duas pernas num acidente de moto, com a medalha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal