Correio da Manhã Weekend

O filão dos PALOP

- BALIZA SUL Carlos Barbosa da Cruz

Camavinga e Ansu Fati são dois jovens jogadores à porta do estrelato internacio­nal, apesar da sua juventude. Um joga agora no Real Madrid e outro, desde há mais tempo, que vem sendo utilizado na equipa principal do Barcelona.

Camavinga é natural de Angola e Ansu Fati nasceu na Guiné-Bissau, mas brilham em clubes espanhóis. Porventura, o scouting dos clubes portuguese­s não conseguiu detetar estes talentos, mas, segurament­e, haverá outros nos países de onde vieram.

HÁ FORMAS SÉRIAS DE COOPERAÇÃO E FORMAÇÃO QUE BENEFICIAM TODOS

Os clubes portuguese­s não têm dinheiro para competir com os grandes tubarões internacio­nais, em matéria de transferên­cias. No que toca aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), porém, temos argumentos que aos outros faltam e que pode ajudar à projeção dos talentos que, desde há décadas, sabemos existirem por aquelas paragens.

Claro que há quem olhe para esta realidade em modo “Batuque”, que nada acrescenta aos clubes, mas há formas sérias de cooperação e formação que podem e devem ser exploradas com benefícios para todos.

Ficamos à espera da próxima estrela a brilhar nos relvados portuguese­s.n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal