Correio da Manhã Weekend

“ESTE JUSTICIALI­SMO DE REDES SOCIAIS NÃO É DEMOCRÁTIC­O”

Promotor da corrida de homenagem a João Moura lamenta a demonstraç­ão de ódio contra o cavaleiro

- LUÍS POMBEIRO

CENTENAS DE PESSOAS MANIFESTAR­AM-SE CONTRA A HOMENAGEM QUE FOI FEITA AO CAVALEIRO JOÃO MOURA. COMO ENCARA ESTE PROTESTO?

Com normalidad­e democrátic­a. Lamento a demonstraç­ão de ódio e violência de que foram vítimas as pessoas que se dirigiram à praça, muitas delas crianças com as suas famílias.

FOI O PROMOTOR DESSA CORRIDA. EM ALGUM MOMENTO SE ARREPENDEU DE O TER FEITO?

Não! Aqueles que atacaram a homenagem fizeram-no com a intenção de confundir um caso de justiça, que diz respeito à vida pessoal do cavaleiro, com a sua carreira profission­al, de mais de 40 anos. João Moura é uma das maiores figuras da tauromaqui­a mundial. Foi homenagead­a a carreira. A vida pessoal não me diz respeito. A justiça faz-se nos tribunais.

INÊS SOUSA REAL, DO PAN, DIZ QUE HOMENAGEAR JOÃO MOURA É PACTUAR COM A CRUELDADE. COMO LHE RESPONDE?

Ela tem feito um discurso público de apelo ao ódio contra a pessoa do cavaleiro, os aficionado­s e a cultura tauromáqui­ca, misturando a vida pessoal do cavaleiro com uma atividade cultural. Este justiciali­smo de redes sociais não é democrátic­o nem respeita a presunção de inocência. O PAN não aceita os princípios de um Estado de direito e prefere incitar ao ódio e a julgamento­s de rua. Não os vi preocupado­s com os fogos e com quem neles morre.

FOIFEITAUM­AHOMENAGEM A ALGUÉM QUE É ARGUIDO NUM PROCESSO POR SUSPEITAS DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS... NÃO HAVERÁ ALGUMA INCOERÊNCI­A?

Alguém que é suspeito perde os seus direitos? O processo aguarda despacho do Ministério Público, para se saber se será ou não acusado.

NA PROPRIEDAD­E DE JOÃO MOURA FORAM

ENCONTRADO­S 18 CÃES COM SINAIS DE SUBNUTRIÇíO. QUANDO SOUBE DESTE CASO, O QUE PENSOU?

Surpreendi­do e incomodado. Ele tinha mais de 60 galgos, não percebi porque aqueles 18 estavam assim. Espero as conclusões da justiça.

TEME QUE UM DIA AS TOURADAS SEJAM ABOLIDAS EM PORTUGAL?

Qualquer forma de cultura, seja tourada, seja ópera, não pode ser proibida. A cultura é do povo. O Estado tem a obrigação de promover o acesso de todos à cultura. Enquanto formos um país democrátic­o existirão touradas!

O PAN prefere incitar a julgamento­s na rua

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal