Correio da Manhã Weekend

Ações do Benfica geram comissão de 5 milhões

DADO r Conclusão do negócio entre José António dos Santos e John Textor dará comissão de 10% sobre contrato de 50 milhões de euros DESTINO r Comissão será paga a dois portuguese­s que terão participad­o nas negociaçõe­s do acordo

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

Aconcretiz­ação do negócio da compra e venda de 25% das ações da Benfica SAD, celebrado entre José António dos Santos e John Textor, dará lugar ao pagamento a dois alegados intermediá­rios de uma comissão de 10%: sendo o valor da operação de 50 milhões de euros, a comissão será de cinco milhões de euros. Os destinatár­ios desta comissão serão, segundo apurou o CM, dois cidadãos portuguese­s. Um deles será Carlos Janela, ex-dirigente desportivo.

Os dois alegados intermediá­rios terão participad­o na aproximaçã­o entre Santos, empresário conhecido como ‘Rei dos Frangos’, e Textor, investidor americano, e contribuíd­o para o acordo final celebrado entre as partes em junho último. No início deste ano, Janela terá comunicado ao ‘Rei dos Frangos’ o interesse de Textor em fazer investimen­tos no Benfica. Quanto ao outro cidadão português, cujo nome não foi possível apurar, terá atuado em representa­ção do investidor americano.

A comissão de cinco milhões de euros deverá ser paga em partes iguais aos dois alegados intermediá­rios. Uma parte dessa comissão será destinada ao pagamento do trabalho do responsáve­l do banco de investimen­to que preparou a operação financeira.

Os dois alegados intermediá­rios estiveram presentes na reunião do ‘Rei dos Frangos’ com Textor no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, em meados de abril último. Janela terá estado também presente no encontro que, no dia seguinte, juntou Luís Filipe Vieira e Textor no escritório de José António dos Santos, em Torres Vedras.

Neste tipo de negócios, a comissão a pagar aos intermediá­rios varia entre 5% e 10% do valor do contrato. Regra geral, o princípio é o seguinte: quanto maior for o preço de venda, maior é a comissão. Até ao final deste ano, o contrato de aquisição de 25% das ações da Benfica SAD está suspenso. Santos e Textor decidiram aguardar pela realização das eleições do Benfica e avaliar depois se há condições para a concretiza­ção do negócio.

O CM contactou, ontem, Carlos Janela, mas este não atendeu o telemóvel, não respondeu à SMS e não devolveu a chamada.n

ACORDO FINAL ENTRE AS PARTES FOI ASSINADO EM JUNHO DESTE ANO

COMISSÃO DEVERÁ SER PAGA EM PARTES IGUAIS AOS DOIS INTERVENIE­NTES

ACORDO ESTÁ SUSPENSO ATÉ AO FINAL DESTE ANO, POR DECISÃO DAS PARTES

 ?? ?? 1 1 José António dos Santos, empresário conhecido como ‘Rei dos Frangos’
2 John Textor,
investidor norte-americano
2
1 1 José António dos Santos, empresário conhecido como ‘Rei dos Frangos’ 2 John Textor, investidor norte-americano 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal